Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Artes Cênicas

Espetáculo: “Tudo que eu queria te dizer mas não vou (ou Prólogo)”

Descrição

“Tudo que eu queria te dizer mas não vou (ou Prólogo)”, nova criação da plataforma artística Ato Junto, faz temporada de estreia de 25 de novembro a 16 de dezembro de 2021 no YouTube, em 4 apresentações gratuitas, todas as quintas-feiras às 20h. As sessões seguem disponíveis para o público no canal da Ato Junto sempre até a meia-noite do dia de exibição.

Em pesquisa desde 2019, o trabalho, com direção de Ana Regis, traz a atriz Luciana Veloso e o ator Thomaz Cannizza em cena, interpretando 2 personagens que dividem um mesmo lar. Thomaz, que é dramaturgo, escreveu o roteiro com base em personagens da obra “Os Sobreviventes”, de Caio Fernando Abreu, autor gaúcho cuja morte completa 25 anos. Ícone da cultura LGBTQIA+, Abreu teve papel importante na conscientização sobre o HIV e a AIDS.

O espetáculo investiga possibilidades da linguagem audiovisual a partir de uma ótica teatral. Na tela, vemos a relação entre 2 personagens que, vivendo todos os dias sob o mesmo teto, se deparam com suas repetições e as frágeis tentativas de se reverter a decadência de uma relação amorosa. O projeto foi gravado simultaneamente com a atriz e o ator de suas próprias casas, mas a encenação brinca como se estivessem num mesmo lugar.

A proposta não busca criar uma ilusão de cinema, mas convida o público a acompanhar um jogo de cena que, mesmo diante das câmeras, é essencialmente teatral.

Ambientada na década de 1980, a obra, assim como o conto que origina as personagens, evidencia questões sociais e políticas que atravessam as relações na época. No período, após o sonho revolucionário dos jovens dos anos 1970, nasce uma busca frustrada pela felicidade como resistência às ditaduras no período, contexto que atravessa o espetáculo.

O trabalho tensiona as relações entre a teatralidade e o audiovisual, e por meio de ensaios online, a equipe se reinventou. Ampliando uma noção teatral de repetição de texto e de ações, a linguagem audiovisual permitiu outros formatos, com uma aposta da direção no frescor das atuações frente às câmeras.

A direção de fotografia, por meio de composições de enquadramento, iluminação e angulação de cena, também teve destaque no processo. O espetáculo é o primeiro de uma trilogia que prevê mais duas criações.

A ideia era estrear um espetáculo no teatro em 2020, mas, com o fechamento dos espaços e sem data de retorno, surgiu a possibilidade de criar uma obra virtual: um prólogo para o espetáculo presencial. A programação online inclui também bate-papo no YouTube da Plataforma Ato Junto, em que a equipe de criação e artistas convidades vão falar sobre as relações entre teatro e cinema e os modos de criação cênica em tempos de isolamento.

Localização
online
Video

 

Data
a
a
a
a
Com transmissão no YouTube em sessões até a meia-noite, o trabalho tem direção de Ana Regis e atuação de Luciana Veloso e Thomaz Cannizza. O roteiro, que aproxima teatro e cinema, é escrito pelo próprio ator a partir da obra do escritor gaúcho
Entrada
Gratuito