Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Audiovisual

Projeto Aulas Abertas #16 - "Os educativos dos espaços culturais e a mediação por redes sociais”

Descrição

Os próximos vídeos do projeto Aulas Abertas apresentam falas de especialistas sobre “Os educativos dos espaços culturais e a mediação por redes sociais”. A temática abordada é essencial neste momento de distanciamento social em que muitos museus de artes e espaços culturais permanecem fechados e buscam iniciativas digitais e o público na internet.

A convidada do projeto Aulas Abertas desta semana, professora Rachel de Sousa Vianna, fala sobre curadoria educativa em tempos de pandemia. Em sua fala, ela diz que estamos vivenciando um experimento coletivo em nível global de reinvenção da educação e o educativo está cumprindo essa função de pensar formas de alcançar o público. Rachel sugere que este momento também seja oportuno para refletir qual a função e de que maneira a instituição se coloca como uma instituição educativa.

Ela alega que a Política Nacional de Educação Museal, publicada em 2018, coloca isso como um princípio básico e que toda instituição tenha um projeto educativo cultural ou uma política educacional que esteja relacionada com o seu plano museológico.

Rachel de Sousa Vianna é professora da Escola Guignard e do Programa de Pós-Graduação em Artes/UEMG. Doutorado em educação (USP) e mestrado em arte-educação (Universidade do Texas em Austin). Desenvolve pesquisas e projetos de mediação cultural no âmbito da educação formal e não formal.

O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, YouTube e Site da Instituição. Confira os vídeos anteriores em nossas Redes Sociais!

Video

 

Data
a
Entrada
Gratuito