Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Audiovisual

#Quarentemas - 19o. episódio -“Quero reclamar”, com Maurício Tizumba

Descrição

O multiartista Mauricio Tizumba é o convidado do 19o. episódio da websérie #Quarentemas, que vai ao ar no dia 28 de janeiro, próxima quinta-feira, às 20h, com exibição pelo perfil do Instagram @teatroemmovimento e pelo canal no youtube.com/teatroemmovimento. Intitulado “Quero reclamar”, o episódio traz a situação imposta pela pandemia para as pessoas de todo o planeta, que é se isolar, ficar sem trabalhar, parar de passear e mudar de atitudes.

Ele conta que foi convidado por Tatyana Rubim, conhecedora também do trabalho teatral do músico. “Para a minha alegria, eu pude trabalhar, pela primeira vez, com a Inês Peixoto, com Gilberto Scarpa, com quem eu já tinha trabalhado, Eder Santos, Márcio Medina e uma equipe maravilhosa”, lembra.

O gatilho surgiu de uma reunião do artista com esse grupo de profissionais. “Nossa conversa girou em torno dessa reclamação geral da forma como a pandemia tem impactado no sentido de mudar os rumos. Pessoas reclamando que estão sem trabalho e outras respondendo que isso está acontecendo com todo mundo… a partir disso, a Inês me conduziu no roteiro, me orientou com tranquilidade, apesar da dificuldade, imposta também pela pandemia, que era eu lidar com a tecnologia, mas no final deu certo e temos o trabalho pronto”.

Em cena, Maurício Tizumba está sozinho fazendo dois personagens. “Eu faço o que reclama e faço o que atende. Uma pessoa que está reclamando da situação em que ela se encontra dentro desse universo que a pandemia lançou a todos.

E vem outra que responde que isso está acontecendo com todo mundo”, adianta. Ele acredita que a mensagem passada pelo episódio é que “realmente, tem muita gente morrendo, muita gente adoecendo, mas que de qualquer forma isso não está acontecendo com todo mundo.

Isso porque apesar de atingir a todos, tem gente que tem poder aquisitivo e econômico para se livrar disso. Na hora que passar a régua da pandemia, veremos que quem tinha condições melhores vão sobreviver com mais tranquilidade”.

Para ele, outra reflexão que se tira do vídeo é que é mesmo necessário continuar se cuidando. “É preciso lavar as mãos, usar álcool gel, máscara, manter isolamento, isso é fundamental para baixar a cor dessa pandemia e acredito que isso é pra sempre, para banir essa peste. Cuidar de si para cuidar do outro”.

A música de Tizumba também está presente no episódio. “É legal porque consegui colocar o meu tambor sendo tocado, minha vida de congadeiro, tem a minha marca musical e o meu lado de ator de teatro. Teatro no vídeo, coisa que eu nunca pensei que ia fazer.”

#Quarentenas A websérie #Quarentemas tem direção geral de Inês Peixoto, premissas dramatúrgicas de Vinicius Calderoni, idealização e coordenação de produção de Tatyana Rubim, criadora do Teatro em Movimento, festival que há 19 anos promove a circulação de espetáculos teatrais por diversas cidades brasileiras.

A equipe inclui também o cineasta Gilberto Scarpa (direção), Eder Santos e Barão Fonseca (montagem e finalização), o músico Tattá Spalla (trilha sonora), o cenógrafo e figurinista Marcio Medina (direção de arte).

A websérie segue até o dia 21 de janeiro de 2021, sempre às quintas.

Ao todo, serão vinte episódios inéditos, cada um estrelado por um ator, em um elenco majoritariamente mineiro. Os roteiros surgiram através de temas sugeridos aos atores para um processo criativo baseado no improviso.

Toda a concepção do Teatro EmMov Digital foi idealizada com a consultoria em tecnologia de Zé Renato de Carvalho e especialistas em mídias digitais, além de seguir rigorosamente todas as normativas da OMS (Organização Mundial de Saúde) contra a contaminação pelo Covid-19.

O projeto conta com os patrocínios da Cemig, Instituto Unimed-BH(através do incentivo de mais de 5,1 mil médicos cooperados e colaboradores) e do Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo.

Localização
online
Data
a
Entrada
Gratuito