Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Cultural

Programação Fevereiro/2020 - MM Gerdau Museu das Minas e do Metal

Descrição

Fevereiro chegou e a programação do MM Gerdau está de volta!

Participe!

As atrações do mês de fevereiro trazem a leveza do clima de Carnaval ao Memorial Vale. Tanto as ações do Educativo quanto os eventos musicais aproximam o museu da folia, com opções para todas as idades, e até para os bebês, na oficina “Passinhos Ancestrais”, em que crianças de até 1 ano e meio podem passear sobre tapetes feitos com materiais que lembram enfeites de carnaval e também decoração da Semana Santa. A maquiadora e Drag Queen Gabriela Dominguez vai ensinar maquiagem carnavalesca, para deixar os foliões bem bonitos para os bloquinhos. Juarez Moreira abre as atrações musicais, seguido do bailinho muito animado feito pelo grupo MPBaixinhos, do grito de Carnaval do Bloco Pele Preta e da performance e apresentação musical de Sara Não Tem Nome.

Nas artes visuais, duas exposições tiveram suas datas prorrogadas e até o dia 21 de fevereiro Sara Não Tem Nome segue com a exposição “Situações”, dentro do Edital Novos Artistas Mineiros do Memorial Vale. Sara é cantora, compositora e multiartista e apresenta, em sua primeira exposição individual, obras representativas de seu universo criativo múltiplo, com linguagens como música, fotografia, videoclipe, poesia, fotoperformance, video e livro.

Até o dia 1º de março a pesquisadora Thaís Tanure, dentro do projeto Novos Pesquisadores do Memorial Vale continua com a exposição “Vozes Atlânticas”. Thaís revela o que descobriu em sua pesquisa acadêmica sobre a ação da inquisição portuguesa no Brasil no século XVIII, dando pena de degredo para súditos que praticavam atos considerados heresia ou feitiçaria. O destaque da pesquisa é dado para dois africanos escravizados e trazidos para o Brasil – Luzia Pinta e José Francisco – que, por preservarem práticas de sua cultura – benzeções, curas com ervas, entre outras tradições – foram degredados para regiões distantes do Brasil e de sua pátria original. A exposição mostra fotografias e objetos da época, contando os passos desses dois personagens nos lugares onde eles viveram e resistiram a toda a opressão portuguesa.

No espaço do Café do Memorial, vale conferir, até o dia 4 de março, as belas fotografias da mostra “Urbanus”, de Gustavo Dragunskis e Natália Lima. Eles apresentam inusitados registros de diferentes cidades ao redor do mundo que têm muito em comum.

Localização
MM Gerdau Museu das Minas e do Metal - Praça da Liberdade, s/n - Bairro Funcionários
Centro-Sul
Video

 

Data
a
ENTRADA GRATUITA, sujeita a lotação das salas.
Horário de funcionamento:
Terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h.
Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h.
Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.
Entrada
Gratuito