Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Educação

10 anos do Espaço do Conhecimento UFMG

EVENTO CANCELADO
EVENTO CANCELADO
Descrição

A Praça da Liberdade sempre foi palco de episódios marcantes da história da capital mineira. O local já foi centro do poder estadual e abrigou manifestações culturais diversas. Em 2010, o Espaço do Conhecimento UFMG começou a escrever sua história no coração da cidade, inaugurando oficialmente o Circuito Liberdade, tido como o maior complexo de cultura do país. Na década que se seguiu, o museu se consolidou como centro de produção e difusão dos mais diversos saberes. Em 2020, chega a hora de celebrar essa trajetória com uma programação extensa.

O aniversário de 10 anos do Espaço do Conhecimento UFMG acontecerá no dia 21 de março, ao longo de todo o dia. Para marcar a ocasião, os visitantes poderão conhecer essa história mais a fundo a partir da vivência de alguns dos professores da UFMG que estiveram à frente do museu. Às 15h, a mesa-redonda Espaço do Conhecimento +20, mediada por Fernando Mencarelli, diretor de Ação Cultural da UFMG, fará o resgate de experiências vividas e discutirá os desafios encontrados na gestão de um equipamento cultural. A conversa trará ainda um olhar para o futuro: o que esperar da próxima década? Logo após a mesa-redonda, o público poderá acompanhar a cerimônia de lançamento dos selos comemorativos criados especialmente para o aniversário do museu.

Na data, personalidades importantes para o Espaço, incluindo a professora Sandra Regina Goulart, reitora da UFMG, e a Dra. Rocksane Norton, representante do Instituto Unimed-BH, parceiro e patrocinador do Espaço do Conhecimento UFMG, terão a oportunidade de marcar os selos com um carimbo especial dos Correios. Dia de estreia no museu Há uma década, o Planetário oferece aos visitantes uma experiência audiovisual única! No museu, os filmes exibidos no domo abordam os astros e os fenômenos celestes, mas não se restringem a essa temática. O Núcleo de Audiovisual do Espaço produz curtas em formato fulldome – pensado para um planetário – sobre assuntos diversos, como arte e cultura. Em 2020, mais uma sessão entrará em cartaz no museu. O filme inédito Inconfidências, produzido pela equipe do Espaço e dirigido pelo professor da Escola de Belas Artes Maurício Gino, propõe uma reflexão sobre a mineração e seus impactos no estado de Minas Gerais.

O projeto terá uma prévia exibida no dia 21 de março, às 18h, durante a comemoração dos 10 anos do Espaço. O público poderá assistir ao teaser e, em seguida, participar de um bate-papo com o realizador da obra. Há dez anos, olhando para o céu! O Espaço sabe que, ao longo da história, os astros desempenharam um papel importante no cotidiano das civilizações. Por isso, nesses 10 anos, o firmamento sempre foi parte importante das atividades do museu.

Nesta celebração de aniversário, não poderia ser diferente! No dia 21 de março, as comemorações começarão de manhã, quando os visitantes poderão apreciar a beleza da nossa grande estrela através de um telescópio próprio, com um filtro especial.

A Observação do Sol acontece de 11h às 13h e estará aberta ao público acima dos 04 anos. Quando a noite chegar, às 19h, os modernos telescópios do Terraço Astronômico serão posicionados para a realização da Observação Noturna.

A noite não acaba aí: um Karaokê Astronômico vai homenagear estrelas e astros com muita música! Na atividade, que também acontecerá às 19h, os participantes cantarão canções como A lua me traiu, da Banda Calypso, e Lua de Cristal, de Xuxa.

Um espaço para os saberes tradicionais Não é de hoje que o museu abriga e compartilha experiências diversas sobre a formação do mundo.

Às 14h, a Contação de Histórias nas Cosmogonias traz narrativas sobre o surgimento do Universo e da humanidade à luz de interpretações das tradições yorubá, maia, maxacali, judaico-cristã e grega. Também será possível conhecer cinco povos indígenas brasileiros em um percurso pela mostra temporária Mundos Indígenas, que ocupa o segundo andar do museu.

A visita mediada acontecerá das 19h às 20h e será conduzida pelas coordenadoras da exposição, Ana Gomes, Deborah Lima e Mariana Oliveira. Um papo sobre o nosso cérebro A celebração contará ainda com uma oficina sobre os mistérios de um dos órgãos mais fascinantes do nosso corpo: o cérebro.

A atividade O que você tem na cabeça? será realizada em parceria com o Núcleo de Neurociências da UFMG (NCC), numa ação conjunta com a Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), das 10h às 18h. Nas duas primeiras horas da atividade, a intérprete Dinalva Andrade auxiliará os visitantes que se comunicam por Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A programação especial dos 10 anos do Espaço do Conhecimento UFMG é aberta para todo o público. As atividades são gratuitas, com exceção das sessões de Planetário, os ingressos   podem ser adquiridos na recepção do museu.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH.

Programação

O que você tem na cabeça?

Quando: 10h às 18h

Classificação: livre

 

Observação do Sol

Quando: 11h às 13h

Classificação: a partir de 04 anos

 

Sessões de Planetário

Quando: 13h às 20h

Classificação: varia de acordo com a sessão

 

Contação de Histórias nas Cosmogonias

Quando: 14h às 16h

Classificação: livre Mesa-redonda E

 

spaço do Conhecimento +20

Quando: 15h

Classificação: livre

 

Lançamento dos selos comemorativos dos 10 anos do Espaço do Conhecimento UFMG

Quando: 17h30

Classificação: livre

 

Lançamento do teaser da sessão de Planetário Inconfidências

Quando: 18h

Classificação: livre

 

Observação noturna

Quando: 19h às 20h45

Classificação: a partir de 04 anos

 

Karaokê Astronômico

Quando: 19h

Classificação: livre

 

Visita mediada à exposição Mundos Indígenas

Quando: 19 às 20h

Classificação: livre

Localização
Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 - Bairro Funcionários
Centro-Sul
Video

 

Data
a
10 anos! Espaço do Conhecimento UFMG celebra uma década de história com programação especial.
Lançamento de selos comemorativos, mesa-redonda, observações do céu, sessões do planetário e oficinas agitam o aniversário do museu; celebração será no dia 21 de março
Entrada
Gratuito