Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Educação

"Conversas sobre perguntas" com a futurista Lala Deheinzelin

Descrição

Quais os significados deste momento para a humanidade? O que tal experiência transformará em nós e no mundo? Como elaborar – e pôr em prática – mudanças necessárias aos novos tempos? Eis algumas das questões a serem respondidas por grandes nomes do pensamento brasileiro, que, nos meses de julho e agosto, participam do webinário “Conversas sobre perguntas”, evento criado, promovido e financiado, em curadoria colaborativa, pelos equipamentos culturais Casa Fiat de Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, Memorial Minas Gerais Vale e MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrantes do Circuito Liberdade. Mediados pela jornalista Daniella Zupo, os encontros online, realizados de 14 de julho a 18 de agosto de 2020, sempre às terças-feiras, às 17h.

No dia 21/07, às 17 horas, pelo YouTube do MM Gerdau, será a vez de “Conversas sobre perguntas” com a futurista Lala Deheinzelin e o tema “As faces do futuro: mudanças socioculturais, criatividade e inovação”. Considerada uma das cem mulheres do mundo a pensar “a nova sociedade”, a futurista Lala Deheinzelin discute as adaptações necessárias à vida nas próximas décadas. Desde 2008, o movimento criado por ela dissemina milhares de futuros desejáveis em quatro continentes, por meio de palestras, oficinas e experimentos criativos. Outra questão a ser debatida em sua participação no webinário diz respeito ao papel dos artistas – e de toda a área cultural – como essencial às mudanças a serem construídas a partir de agora. A seu ver, afinal, o artista é o “designer do mundo”.

Lala Deheinzelin

Considerada uma das cem mulheres do mundo envolvidas na cocriação da nova sociedade e da economia, dedica-se, há 40 anos, a catalisar mudanças nesta “transição de modelos”. Pioneira da Economia Criativa, atua com treinamentos, assessoria e palestra em quatro continentes, com forte atuação junto à ONU e à Cooperação Espanhola (2005- 2014). Sua vasta e diversa experiência em todas as escalas da tomada de decisão (redes de inovação, corporações, ONGs, governos locais e nacionais, organismos multilaterais) inspira e instrumenta gestores, empreendedores e organizações das mais diversas áreas. Futurista desde 1995, formulou o movimento Crie Futuros (2008), processo criativo e colaborativo com foco nos aspectos socioculturais do futuro, aplicado em dezenas de países. É membro da World Futures Studies Federation e destaque entre as quatro principais futuristas da América Latina, além de autora de Desejável Mundo Novo (2012) e Novas economias viabilizando futuros desejáveis (2019). Ao combinar futuring e novas economias, criou a Fluxonomia 4D, método aplicado em processos de design de soluções e inovação. Para organizações, empreendedores e profissionais autônomos, isso resulta em otimização de tempo, recursos e equipes e em impacto positivo para além do financeiro (4D).

Localização
Online