Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Educação

Projeto Aulas Abertas #01/2021 - “Escrita, poesia e memória”

Descrição

Os próximos vídeos do projeto Aulas Abertas trazem falas de especialistas sobre “Escrita, poesia e memória”.

Os convidados deste ciclo apresentam leituras comentadas de trechos de textos ou poesias autorais, tendo como horizonte a base de seus processos criativos, suas obras e suas considerações poéticas.

O escritor, ambientalista e líder indígena Ailton Krenak inaugura o assunto e fala sobre a experiência da escrita do seu livro “O lugar onde a terra descansa”, publicado há cerca de 20 anos, o qual disparou nele uma disposição para narrar e comentar períodos ou memórias que o afetam profundamente e que dão sentindo a sua vida pessoal.

Segundo Krenak, os processos que envolvem sua experiência na literatura são ricos em implicações afetivas e, de alguma maneira, uma extensão da pessoa que ele vai se constituindo e que consegue verbalizar.

Em seu relato, o escritor menciona seus poemas “Tradição” e “Um outro céu”, bem como a obra “Ideias para adiar o fim do mundo”. Ailton Krenak nasceu em 1953, às margens do Rio Doce, em Minas Gerais, onde está localizado o território do povo indígena Krenak, um dos povos mais atingidos pelo desastre ambiental de Mariana, em 2015.

Jornalista, escritor e artista gráfico, é doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora e uma das vozes mais importantes no mundo em defesa do meio ambiente. Em 2020 foi eleito intelectual do ano com o Prêmio Juca Pato.

O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, YouTube e Site da Instituição.

Confira os vídeos anteriores em nossas Redes Sociais!

Localização
online
Video

 

Data
a
Ailton Krenak inaugura novo ciclo do projeto Aulas Abertas, que tem como temática a escrita, a poesia e a memória.
Entrada
Gratuito