Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Educação

Projeto Aulas Abertas #02/2021 - “Poesia falada e sarau de periferia”

Descrição

A convidada do projeto Aulas Abertas desta semana, Zi Reis, partilha sua experiência com a poesia falada, o sarau de periferia e as mulheres escritoras nessa cena. Para iniciar o assunto, a multiartista conta como se aproximou desse movimento e recita uma poesia que abre o seu primeiro zine, intitulada Estrada.

A poeta cita o Coletivoz, um movimento contemporâneo democrático para a palavra versada, a palavra musicada e as diversas vozes fora do centro urbano, extremamente importante para a sua trajetória e que inspira até hoje dezenas de saraus e coletivos na cidade. Segundo Zi Reis, ele existe e se fortalece nas margens.

A artista cita também o Sarau Vira Lata, que acontecia em diversos espaços da cidade, como praças públicas, escadarias, viadutos e ocupações urbanas, onde havia o encontro de diferentes manifestações culturais que se complementavam, se fortaleciam e davam espaço para essas múltiplas palavras.

Os encontros foram interrompidos pelo distanciamento social e devem ser retomados quando a vacina chegar. Zi Reis é Artivista Visual, Poetisa, Grafiteira, Cineasta. Graduada em Artes Visuais - Habilitação em Pintura EBA/UFMG. Seu trabalho transita por múltiplas áreas, especialmente a escrita literária, o cinema, a pintura, a arte urbana, o grafite e a arte educação.

O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, YouTube e Site da Instituição.

Confira os vídeos anteriores em nossas Redes Sociais!

Localização
online
Video

 

Data
a
Entrada
Gratuito