Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Educação

Projeto Aulas Abertas #04/2021 - “A relação entre o jornalismo e a literatura”

Descrição

O convidado do projeto Aulas Abertas desta semana, escritor Regis Gonçalves, apresenta uma conversa informal sobre o tema que permeia sua atividade intelectual nos últimos anos: a relação entre o jornalismo e a literatura.

Desde muito tempo Regis manifestou o interesse pela escrita e pelo ato de escrever, começou divulgando alguns poemas em publicações de literatura, reunidos mais tarde em seu primeiro livro, intitulado Queima de Arquivo, publicado na década de 80.

Dessas publicações ele destaca a Poesia Livre, editada em Ouro Preto sob orientação de Guilherme Mansur e Otávio Ramos. Apesar de ter estudado sociologia, foi no jornalismo que Regis desenvolveu sua aptidão para a escrita e onde encontrou uma zona de convergência entre o texto jornalístico e o texto literário.

De acordo com o escritor, em ambos os casos existe a figura do personagem – seja o da notícia e o literário – e rememora quando começou a se dedicar a perfis biográficos de figuras da cena cultural, reunidos em seu livro Retratos Erráticos – Imagem, Perfil e Personagem na Imprensa, publicado em 2010.

Posteriormente Regis publicou um perfil biográfico mais amplo em um livro em homenagem ao grande cenógrafo mineiro Raul Belém Machado: o Arquiteto da Cena. Para encerrar sua fala, traz um trabalho mais recente desse gênero, a biografia da escritora Lúcia Machado de Almeida, que será lançada em breve com o título Lúcia Machado de Almeida – uma vida quase perfeita. Regis Gonçalves é jornalista e escritor.

Estudou Sociologia na UFMG, tendo trabalhado em veículos de comunicação de Belo Horizonte e como correspondente de veículos nacionais. Colaborou em inúmeras publicações literárias.

Publicou cinco livros nos gêneros poesia e prosa. Vive em Belo Horizonte.

O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, YouTube e Site da Instituição.

Confira os vídeos anteriores em nossas Redes Sociais!

Localização
Video

 

Data
a
Escritor Regis Gonçalves fala sobre jornalismo e literatura em novo vídeo do projeto Aulas Abertas
Entrada
Gratuito