Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Educação

Projeto Aulas Abertas #07/2021 - “Possibilidades da Animação em Telas Hemisféricas”

Descrição

O convidado do projeto Aulas Abertas desta semana, professor Vitor Amaro, fala sobre “Possibilidades da Animação em Telas Hemisféricas”, tema da sua pesquisa de doutorado.

Vitor explica que telas hemisféricas são telas em formato de cúpula ou domos, como essas que encontramos em planetários.

Para ele, a animação quando pensada para esse tipo de tela, além de todas as possibilidades técnicas, artísticas, expressivas, simbólicas e metafóricas, vai agregar ainda outras formas de pensar, de produzir e de experimentar o audiovisual.

Ele conta que foi especialmente a partir dos anos 90 que tivemos um desenvolvimento do sistema de projeção para essas telas, dentro de um movimento em que os planetários passaram a incorporar, cada vez mais, sistemas de projeção audiovisual, trazendo uma expansão para além da tradicional projeção simulada de um céu noturno.

Houve, nesse contexto, um esforço de padronização que foi conduzido, principalmente, pela indústria fornecedora de equipamentos de projeção para planetários, que levou ao surgimento de um padrão de vídeo digital específico para telas hemisféricas, chamado fulldome.

Esse padrão é caracterizado por uma imagem circular de 360 x 180 graus, que preenche toda a cúpula na hora da projeção, bem como o campo de visão do expectador, intensificando sua imersão e aproximação da imagem, além de sugerir que ele se encontre inserido naquele ambiente que está sendo representado.

Segundo Vitor, a animação sempre se destacou como um caminho para viabilizar essas produções.

Nesse sentido, dentre todas as possibilidades técnicas, notamos um predomínio da animação 3D digital, que ajuda a reforçar o aspecto ilusionista da representação.

Ele cita duas formas de pensar e produzir animação para tela hemisférica: o uso em documentários científicos, que é mais abrangente e dominante, presente nos filmes comerciais que compõem, em geral, a programação regular dos planetários digitais; e o uso mais experimental, presente em produções menores e independentes, como os filmes estudantis que circulam em festivais e eventos específicos para fulldome.

Para finalizar, o professor compartilha algumas das experiências de produção do Espaço do Conhecimento UFMG que ele pôde participar ao longo dos últimos anos.

Vitor Amaro é professor de Animação e Cinema no curso de Artes Visuais da Escola de Design da UEMG. Doutorando em Artes no Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA-UFMG. Integrou a equipe do Núcleo de Audiovisual do Espaço do Conhecimento UFMG entre 2012 e 2019.

O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, YouTube e Site da Instituição.

Confira os

vídeos anteriores em nossas Redes Sociais!

Localização
online
Video

 

Data
a
Entrada
Gratuito