Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Educação

Projeto Aulas Abertas #14 - "Giramundo digital: relatos de uma inundação ciberespacial"

Descrição

O convidado do projeto Aulas Abertas desta semana, Marcos Malafaia, diretor do Giramundo, traz alguns prenúncios dos rumos que o grupo tem tomado na cultura, na produção cultural e nas atividades artísticas neste período de isolamento social.

O Giramundo faz 50 anos exatamente em um momento de grande ruptura no modo de se fazer cultura e Marcos Malafaia acredita que pode ser interessante utilizar o grupo para refletir sobre as condições materiais da cultura e o que vai acontecer com essa “invasão” do ciberespaço e de toda a comunicação mediada por meios eletrônicos, que substituem ou complementam a comunicação convencional entre os seres humanos.

Marcos Malafaia é desenhista, artista gráfico, roteirista e diretor teatral. Formado em Sociologia, especialista em Arte-Educação e mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos. Diretor do grupo Giramundo teatro de bonecos, do qual é integrante desde 1987. Dirigiu as montagens Pinocchio (2005), Vinte Mil Léguas Submarinas (2007), Torres Andantes (2011), Alice no País das Maravilhas (2013) e O Pirotécnico Zacarias (2019).

O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais nesse momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, YouTube e Site da Instituição.

Localização
Video

 

Data
a
Marcos Malafaia, diretor do Giramundo, faz uma reflexão sobre as novas formas de fazer teatro, de construir personagens e de criar espetáculos.
Entrada
Gratuito