Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Educação

Projeto Aulas Abertas #15 - "Luiz Nazario, professor da Escola de Belas Artes da UFMG, fala sobre a economia do cinema "

Descrição

O convidado do projeto Aulas Abertas desta semana, o professor Luiz Nazario, fala sobre a economia do cinema e se inspira na enciclopédia de Roger Manvell para abordar o assunto. Em sua fala, ele cita os cineastas Luchino Visconti, Alfred Hitchcock, François Truffaut e Charles Chaplin.

Para Nazario, a economia do cinema é bastante complexa, pois cineastas que são considerados grandes atualmente, na época eram até perseguidos e desprezados. Cineastas que produziram obras primas não tiveram reconhecimento em seu tempo.

Luiz Nazario é Professor Titular da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, historiador de arte, crítico de cultura e escritor. Colabora atualmente para o caderno Aliás, do Estadão. Escreveu e dirigiu o primeiro longa-metragem em animação de Minas Gerais, a Trilogia do Caos (2001-2016), produzida com dois Prêmios de Incentivo à Produção, da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte, e da Associação Curta Minas/CEMIG, e animada por jovens artistas da Escola de Belas Artes a partir da pesquisa Animação Expressionista, financiada pelo CNPq. Autor de diversos livros, dentre os quais Da natureza dos monstros (1988), As sombras móveis (1999), Todos os corpos de Pasolini (2007) e O cinema errante (2013).

O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais nesse momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, YouTube e Site da Instituição.

Confira os vídeos anteriores em nossas Redes Sociais!

Video

 

Data
a
Entrada
Gratuito