Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Educação

Projeto Aulas Abertas #17 - "Público e Ações Educativas em Museus”

Descrição

As convidadas do projeto Aulas Abertas desta semana, professoras Diomira Faria e Sibelle Diniz, falam sobre “Público e Ações Educativas em Museus” e trazem como exemplo o Espaço do Conhecimento UFMG, local onde atuam como gestoras. Diomira menciona a importância de se conhecer o público de museus para balizar as ações e definir estratégias de gestão, além de apresentar resultados de algumas pesquisas sobre o assunto.

A diretora fala sobre o grande desafio de levar o conteúdo que está inserido no Espaço do Conhecimento a outros públicos e permitir que mais pessoas usufruam desta riqueza que é o conhecimento acumulado na Universidade.

A professora afirma que as ações educativas são fundamentais para essa aproximação com os públicos diversos, ampliando acessos e possiblidades. Sibelle Diniz complementa a fala da diretora e relata que neste período de pandemia o Espaço do Conhecimento tem buscado essa proximidade com os públicos migrando as atividades para os meios virtuais.

Esse fato representou um grande desafio em termos de produção de conteúdo e de atividade dialógicas e cita vários projetos e iniciativas que o equipamento cultural vem desenvolvendo neste momento de distanciamento social.

Diomira Faria é doutora em Economia, professora do curso de Turismo da UFMG e atual Diretora do Espaço do Conhecimento UFMG. Sibelle Diniz é economista, doutora em Economia e professora do Cedeplar-Face/UFMG. Atua em projetos de pesquisa, ensino e extensão nos seguintes temas: economia social, economia da cultura, economia popular e solidária.

Atua ainda na interface entre educação e cultura como coordenadora do Núcleo de Ações Educativas, Acessibilidade e Estudo de Público do Espaço do Conhecimento UFMG.

O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, YouTube e Site da Instituição. Confira os vídeos anteriores em nossas Redes Sociais!

Localização
online
Video

 

Data
a
Entrada
Gratuito