Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Educação

Projeto Aulas Abertas #18 - "O Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu)”

Descrição

O convidado do projeto Aulas Abertas desta semana, padre Mauro Luiz da Silva, fala sobre o Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu), no aglomerado Santa Lúcia, onde atua como diretor e busca garantir o reconhecimento e a salvaguarda das favelas e dos quilombos urbanos.

No vídeo, padre Mauro apresenta o acervo e espaços do Muquifu e relata que uma das propostas do museu, neste período de pandemia, foi criar e produzir conteúdos para a internet, para que as pessoas, mesmo estando em casa mantendo esse distanciamento social, tivessem acesso à cultura, lazer e informações.

Em sua fala, ele cita o lançamento das séries “As histórias do Muquifu” e “Pedacim por pedacim”, essa última ainda em processo de elaboração, que reúnem episódios sobre o museu no canal do YouTube e redes sociais do espaço cultural. Mauro Luiz da Silva é doutorando e mestre em Ciências Sociais.

Psicopedagogo, Teólogo e Filósofo pela PUC-Minas. Graduado em História e Tutela do Patrimônio Cultural pela Universidade de Pádua/Itália. Curador do Muquifu e coordenador do projeto de pesquisa NegriCidade.

O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, YouTube e Site da Instituição. Confira os vídeos anteriores em nossas Redes Sociais!

Localização
Video

 

Data
a
Entrada
Gratuito