Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Educação

Projeto Aulas Abertas: “Entre muitas vidas e histórias sobre Dança” - Professor Arnaldo Alvarenga

Descrição

O convidado do projeto Aulas Abertas desta semana, professor Arnaldo Alvarenga, apresenta uma aula intitulada de “Entre muitas vidas e histórias sobre Dança”, que tem relação direta com o tipo de pesquisa que desenvolve, voltada para as questões históricas, tanto no sentido educacional, quanto no sentido artístico, da produção artística da dança.

Segundo o pesquisador, as histórias de vida, os perfis biográficos e os depoimentos orais começaram a fazer parte muito íntima de sua pesquisa acadêmica.

Antes mesmo de estar na universidade, conversava com artistas de dança, informalmente, dando início a parte dessa memória que constitui o acervo que possui atualmente em sua residência e que pretende tornar público para consulta.

É uma coleção imensa de informações que incluem elementos passíveis de se tornarem fontes para construção de uma historiografia da dança no Brasil, diz.

Ele conta que nesse percurso integrou o Programa de História Oral do Centro de Estudos Mineiros, onde se dedicou a uma série de entrevistas para o projeto “A fala da dança”, com inúmeros depoimentos de histórias de vida.

Em 2006 e 2008 recebeu o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, que tornou possível produzir um conjunto de materiais a partir dessas fontes, como sua dissertação de mestrado, sua tese de doutorado e de muitas outras pessoas que procuraram o seu acervo e encontraram fontes para as suas pesquisas.

Tendo em vista um país tão vasto como o nosso, Alvarenga chama atenção para os “apagamentos” que determinadas circunstâncias políticas realizam. “É importante que a gente não se esqueça do que nos aconteceu, nos modificou, nos oprimiu ou libertou, é importante que a gente não deixe que isso se apague”.

Ele diz que há muita restrição ao campo artístico nestes tempos que estamos vivendo e temos que estar sempre relembrando qual a função da arte, para que ela serve, a que viemos e o que fazemos.

Ele reforça que é fundamental entender que as artes, de modo geral, e a dança, especificamente, seja um elemento essencial da educação brasileira e que lutemos sempre para a preservação, continuidade e expansão desse elemento.

Para finalizar, o professor apresenta alguns materiais que constituem seu acervo, como o livro “Delsarte System of Expression”, de Genevieve Stebbins, que só existem três exemplares no Brasil, e outras obras de referências muito importantes que não encontramos facilmente.

Assista ao vídeo abaixo e conheça parte dessa memória que constitui o acervo de Arnaldo Alvarenga

Arnaldo Alvarenga é dançarino e coreógrafo formado pelo Trans-Forma Centro de Dança Contemporânea (BH). Formação em Leitura Corporal - Fisiognomonia pelo Núcleo de Terapia Corporal (BH); Graduado em Geologia (UFMG); Mestre e Doutor em Educação pela FAE – UFMG. Docente da Graduação de Teatro, Dança e do Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGArtes da EBA-UFMG. É membro da CoreoHistória - Rede de Pesquisadores de Dança.

O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e Site da Instituição.

Confira os vídeos anteriores em nossas Redes Sociais!

Video

 

Data
a
Professor defende a preservação, continuidade e expansão da dança em novo vídeo do projeto Aulas Abertas
Entrada
Gratuito