Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Educação

Projeto Aulas Abertas: “Mimulus, dança e criatividade” - Jomar Mesquita

Descrição

O convidado do projeto Aulas Abertas desta semana, professor Jomar Mesquita, apresenta uma aula intitulada de “Mimulus, dança e criatividade”, encerrando o ciclo de vídeos referentes à dança e performances.

Jomar nos conta um pouco da história da Mimulus Escola de Dança, fundada em 1990, por seus pais, com o intuito de ter um espaço de lazer para que eles e seus amigos pudessem dançar e desfrutar dos benefícios da dança de salão.

Foi a primeira escola em Minas Gerais e traz o nome da planta “Mimulus”, conhecida como planta da coragem, muito utilizada por pessoas inibidas e tímidas que desejam se tornar mais sociáveis, sorridentes, abertas e corajosas.

Ele acredita que a dança faz o mesmo com as pessoas e é essa a missão da companhia e da escola.

Movido por uma grande vontade de experimentar e criar coreografias, Jomar buscou “entortar” as tradições sem perder a sua essência, entortando os gestos, o corpo, as linhas dos movimentos dos braços, da coluna e também a forma de criar e pensar a composição da dança.

“Eu costumo pensar que é como se eu tivesse várias pecinhas de um grande quebra-cabeça.

Quanto mais pecinhas diferentes a gente tiver, maiores as chances de juntar essas pecinhas de formas diferentes, de formas não convencionais, de formas que possam surpreender as pessoas que vão assistir as nossas coreografias e os nossos espetáculos”.

O professor diz que é fundamental buscar informações das mais diversas áreas do conhecimento, pois são através delas as chances de ter insights inovadores e diferentes para reinventar algo que muita gente já inventou lá atrás.

Segundo ele, quando criamos algo, independente de ser em dança, trazemos toda a nossa bagagem, nossa história, nosso conhecimento e experiências de vida.

“Os criadores são sempre inquietos e pessoas muito observadoras, pois têm a chance de aproveitar alguma ideia que passa pela sua frente”, diz. Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco da trajetória da família Mimulus pelo universo da dança.

Jomar Mesquita é professor, coreógrafo, bailarino, diretor da Mimulus Escola de Dança e da Associação Cultural Mimulus, onde desenvolveu uma linguagem própria e inovadora com as danças a dois.

Com inúmeras premiações, apresentou seus trabalhos em todos os estados brasileiros e no exterior, como EUA, Canadá, França, Holanda, Espanha, Inglaterra, Bélgica, Finlândia, Portugal, Itália, Argentina, Venezuela e Chile.

O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e Site da Instituição.

Confira os vídeos anteriores em nossas Redes Sociais!

Localização
online
Video

 

Data
a
Diretor da Mimulus Escola de Dança participa do projeto Aulas Abertas.
Entrada
Gratuito