Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Gastronomia

4 Anos - Caneca Sincera

Descrição

Uma ideia e uma paixão! Há quatro anos, com o desejo de conectar apreciadores de café e seu ecossistema, proporcionando às pessoas experiências gastronômicas, turísticas e culturais, nasceu no dia 24 de maio, o “@Canecasincera”.

Um Instagram criado por duas mineiras apaixonadas por cafés, cafeterias, lugares, viagens, pessoas e novidades.

Profissionais dos segmentos de cultura e turismo, há mais de 15 anos, Janine Avelar e Jussara Paim, além de criação de conteúdo digital, produzem eventos e atividades, na maior parte gratuitos, relacionados à bebida, com experiências sensoriais que despertam os sentidos e impactam diretamente na percepção que se tem do café.

“A partir das experiências profissionais e paixão pelos cafés, criamos os rolês “Descer Bahia e Subir Floresta” e “Mangabeiras e Av. Afonso Pena”, e os workshops “Prepare Cafés Dignos de Cafeterias”, “Drinks com Café: Surpreenda os cinco sentidos” e “Café Especial de Páscoa”. Publicamos mais de 300 resenhas em 40 cidades e 19 países, como Cuba, Espanha, Estados Unidos, Itália, Suécia, Vietnã, com a presença de incontáveis amigos e parceiros.

Cerca de 100 pessoas já participaram das atividades presenciais e quase quatro mil nas lives, explica Janine Avelar, comunicadora e gestora cultural.

Além disso, as mineiras realizam consultorias para cafeterias, produtores de café para qualificação de marca, rede e outras ações que apoiem essa cadeia produtiva.

Comemoração Aproveitando as comemorações de aniversário, o Caneca Sincera se uniu ao parceiro Thiago Guimarães, publicitário e fotógrafo, no desenvolvimento de algumas coleções de produtos em homenagem ao café: canecas, azulejos decorativos, camisetas, bodys infantis e panos de pratos.

Os materiais estarão disponíveis no instagram @canecasincera, a partir de sábado, dia 22 de maio, lançamento da lojinha.

“A intenção nessa curadoria é disseminar a cultura do café para todos os públicos e mostrar que ele vai muito além de uma bebida.

Por isso faz parte das mesas dos brasileiros!

E por que não trazer essa paixão para o nosso dia a dia através de vestuário e decoração?”, comenta Jussara Paim, técnica em turismo e administradora. 

 

Programação de Aniversário

Dia 20/05, quinta, às 22 horas, Programa de Rádio - Matula convida Caneca Sincera. Matula é uma Web Rádio independente com programação diversificada, que nasceu em Belo Horizonte em 2020, durante a pandemia. A programação criada pelo Caneca traz conteúdos sobre cafés e celebra a sua importância através da música. https://matulawebradio.com/

Dia 21/05, sexta-feira, às 21h21, live: A Deliciosa Cozinha da #JA9 convida Caneca Sincera. Receitas, bate-papo, drinks, celebridades e diversão! As mineiras Janine e Jussara, vão se encontrar para preparar comidas e bebidas que levam o café como ingrediente principal. Vamos fazer um menu especial para o café da manhã de sábado. Além das receitas também vamos falar sobre café e muitos outros temas da atualidade. Instagram @janine_avelar @canecasincera

No dia 23/05, domingo, às 13 horas, haverá reprise do Programa de Rádio - Matula convida Caneca Sincera. https://matulawebradio.com/

Dia 24/05, terça-feira, Live-festa de aniversário Caneca Sincera. Nesse dia, o Caneca vai receber diversos amigues, parceires e leitores para um bate-papo descontraído sobre nossas histórias e estórias! E cada um deles poderá contar um pouco da sua história com o café e, claro, com o Caneca Sincera!

Encerrando a programação da semana comemorativa, dia 25/05, terça-feira, às 19 horas, live Drinks com Café - Convidada Marcela Azevedo - A Cachaçaria Itinerante. Marcela Azevedo é historiadora e pesquisadora científica que há 10 anos se apaixonou pelo mundo da cachaça e há 4 anos pela mixologia. Criou “A Cachaçaria Itinerante” onde se diverte criando inusitados licores e drinks, mergulhados nos sabores do cerrado brasileiro e com a beleza das plantas alimentícias, ingredientes bem mineiros e a mixologia molecular.

Seu slogan é “Entre criar e consumir arte, Eu escolho os dois!” @acachacariaitinerante

 

Janine Avelar Graduada em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão e Políticas Culturais e Mestre em Desenho Urbano: Arte, Cidade e Sociedade pela Universidade de Barcelona.  Atua no setor cultural há mais de 20 anos.

Jussara Paim Jussara Paim é Técnica em Turismo e bacharel em administração de empresas, com especialização em Marketing e Gestão Comercial e Vendas. Atua no segmento turístico há mais de 15 anos.

Janine Avelar e Jussara Paim atuam nos segmentos de cultura e turismo há mais de 15 anos, tendo participado diretamente da elaboração do Plano de Marketing Turístico de Belo Horizonte e das candidaturas que trouxeram para a cidade os títulos de Conjunto Moderno da Pampulha - Patrimônio Cultural da Humanidade e Belo Horizonte Cidade Criativa da Gastronomia, ambos concedidos pela Unesco.

O Café em Minas e no Brasil De acordo com o Mapeamento do Parque Cafeeiro, realizado pelo Governo de Minas, há cerca de 2 anos, a cafeicultura está presente em 463 municípios que possuem lavouras consideradas comerciais.

Ou seja, aproximadamente 55% das cidades têm produção de lavouras de café.

O Brasil é o maior exportador de café no mercado mundial e ocupa a segunda posição, entre os países consumidores da bebida.

O Brasil responde por um terço da produção mundial de café, o que o coloca como maior produtor mundial, posto que detém há mais de 150 anos, conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

Localização
online
Informações
Data
a
a
a
a
a
Amigas mineiras promovem experiências sensoriais, com apreciadores de café.
Entrada
Gratuito