Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Gastronomia

Aula de culinária afetiva "Memórias" - Memorial Vale

Descrição

24/06 – AULA DE CULINÁRIA AFETIVA “MEMÓRIAS”, COM KELMA ZENAIDE

No dia 24 de junho, quinta-feira, às 20 horas, o projeto Diversidade Periférica traz “Memórias”, que será uma aula de culinária afetiva com a cozinheira Kelma Zenaide. Kelma apresentará sua arte feita com afeto para revelar os sabores de sua cozinha ancestral, que alimenta o corpo e a alma.

Kelma Zenaide é idealizadora e proprietária da kitutu Gourmet, que trabalha na criação de pratos e produtos como temperos, molhos de pimenta, drinks, doces, pratos autorais e releitura de clássicos.

A base de sua gastronomia é a afro-brasileira, considerando as influências africanas e indígenas. Seu trabalho extrapola o território mineiro, devido as influências do norte e nordeste, inspirada na tecnologia ancestral e afetiva.

Trás consigo o requinte através da simplicidade, tanto na mescla dos ingredientes que compõe os pratos como também na forma de servi-los, utilizando madeira, folhas, bambu, cerâmica, pedra, cobre, vidro, esmaltado, palhas, barro, taças e copo lagoinha.

O projeto Diversidade Periférica traz mensalmente para o Memorial Minas Gerais Vale uma programação artística-cultural com conteúdos que mergulham na trajetória ancestral dos becos e vielas do espaço de saber chamado Favela, e também das comunidades de periferia de Belo Horizonte e vizinhanças.

Patrícia Alencar, curadora do Diversidade Periférica, é mineira nascida na Favela do Morro do Papagaio, em Belo Horizonte.

É ativista social, gestora cultural, arte educadora e dançarina, engajada na luta contra o racismo e pela igualdade social, desenvolve suas atividades desde de 1998. Hoje é uma das Diretoras da CUFA (Central Única de Favelas), co-fundadora da Frente Favela Brasil e também faz parte da Associação Sócio Cultural Bataka. Produziu eventos de relevância para Belo Horizonte, como o Dia das Favelas, Taça das Favelas, Carnafavela, Hip Hop Rua, entre outros.

Sua atuação tem como premissa a transformação social por meio das artes e por meio do protagonismo de moradores de favelas.

Localização
online
Informações
Data
a
Entrada
Gratuito