Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Gastronomia

Lançamento E-book: “Territórios e Redes Criativas - Etapa Lagoinha”

Descrição

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e o Sebrae Minas, com parceria do Senac, lançam o e-book “Territórios e Redes Criativas - Etapa Lagoinha” com live diretamente do boteco “Venda da Esquina”.

A transmissão será ao vivo no dia 10/08, pelo YouTube do Sebrae, a partir das 19h, com participação do jornalista Daniel Neto, o Nenel, e da Chef Mariana Gontijo.

O e-book é fruto de projeto com o mesmo nome, que realizou pesquisas e mapeamento dos empreendedores locais e promoveu capacitações e consultorias personalizadas para os estabelecimentos gastronômicos da região.

Daniel Neto (Nenel)

Daniel Neto, o Nenel, tem 38 anos e é conhecido por ser o criador do Baixa Gastronomia, espaço eletrônico nascido em 2009 e dedicado à cultura gastronômica popular. Escreve sobre o assunto há 12 anos e é o colunista gastronômico da Rádio 98, onde participa dos programas Central 98, Graffite e Buteco 98. É criador e curador do Festival Baixa Gastronomia, cuja primeira edição aconteceu no final de 2018. Em 2019, participou da Virada Cultural de Belo Horizonte na curadoria gastronômica, na qual escolheu 30 estabelecimentos para participarem do “Viradão”. Nenel também é o curador da “Travessia Gastronômica” e, em 2020, apresentou o programa “Rango no Mineiro”, em parceria com a Federação Mineira de Futebol. Graduado em jornalismo pela Universidade Fumec, já trabalhou com assessoria de imprensa e com produção cultural.

Chef Mariana Gontijo

Graduada em direito e gastronomia, pós graduada em Direito processual e com MBA em gestão de negócios. Atualmente atua como chef de cozinha, consultora, palestrante e pesquisadora. Seu trabalho tem como foco conceitos como: cultura alimentar, sociobiodiversidade, negócios de impacto social, gastronomia, produtos do Cerrado, ingredientes nativos e típicos, técnicas tradicionais de cozinha e valorização da mulher na cozinha profissional.

Cátia Cândida da Silva, do bar Venda da Esquina

A Venda da Esquina é uma evolução do Garagen’s Bar, que surgiu em 2017 e ganhou visibilidade graças ao seu ótimo feijão tropeiro. Agora em um imóvel mais amplo e arejado, e com um novo nome, o negócio passa a ser um misto de mercearia e boteco, com destaque para as porções de torresmo de barriga, bolinho de bacalhau, bife de fígado com jiló e, claro, para o tropeiro, que continua sendo servido diariamente.

Localização
online
Informações
Data
a
Entrada
Gratuito