Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Gastronomia

Projeto “In Cucina”

Descrição

Uma viagem gastronômica à Itália – sem sair de casa. Este é o convite proposto pelo projeto “In Cucina”, criado pelo chef veneziano Massimo Battaglini durante a quarentena. Nas sextas-feiras, às 20h, o chef entra ao vivo no Instagram (@massimo_battaglini) para guiar a preparação de um prato típico da cozinha italiana, que também pode ser pedido em casa.

A live desta sexta-feira (28) inaugura o segundo mês do projeto, que agora contará com um convidado a cada edição. Para este descontraído jantar à distância, o convidado é o chef Cantidio Lanna, que já foi sócio de Battaglini em seu restaurante, a Osteria Mattiazzi. O cardápio traz rigatoni all'amatriciana como prato principal e, de entrada, salmão gravlax, avocado, picles de beterraba e chips de banana-da-terra.

“Essas lives nasceram da necessidade de estar perto dos nossos clientes e de continuar exercendo a nossa profissão”, conta Battaglini. “Então, pensamos pensamos em fazer algo mais acessível, que tivesse a ver com a minha história e que as pessoas também consigam reproduzir com bons resultados”, completa, ressaltando que o menu traz sempre massas tradicionais da Itália.

Entre os clássicos originais, que exploram ingredientes frescos e artesanais, estão carbonara, putanesca e a lasanha à bolonhesa. “São as massas tradicionais da Itália, históricas, regionais”, sublinha Battaglini. O cardpápio foi desenvolvido tendo como referência a Accademia Della Cucina Italiana, associação cultural local que busca proteger a tradição gastronômica italiana, além de promover e encorajar seu aprimoramento na Europa e em outros continentes.

Realizado pelo Club do Chef em parceria com a Land Spirit, o projeto “In Cucina” se apoia também na sustentabilidade, fornecendo insumos para a ação social “Marmitada”, que semanalmente distribui marmitas nas ruas de Belo Horizonte.

 

BH e a paixão pela cozinha italiana

Cidade com uma extensa comunidade de descendentes italianos, Belo Horizonte guarda relação de paixão pela cozinha italiana. Reflexo disso está na variedade e qualidade de restaurantes locais que importam da Itália sua identidade e personalidade. Um exemplo claro é a própria Osteria Mattiazzi, criada quando Massimo chegou em Minas Gerais, em 1998.

Anualmente, a capital mineira recebe ainda a “Festa Italiana”, um grande evento que celebra tanto a culinária como a cultura do país. Dezenas de estabelecimentos locais se reúnem para resgatar e apresentar experiências sonoras, degustativas e sensoriais que fazem da Itália um dos roteiros turísticos mais buscados no mundo.

O projeto “In Cucina” reforça, portanto, essa saborosa conexão entre Belo Horizonte e Itália. Para viver essa experiência, acompanhe o Instagram de @massimo_battaglini e também não deixe de usar as #bhcidadedagastronomia e #bhcidadecriativa!

Localização
online
Informações
Data
a
Criado durante a quarentena, projeto “In Cucina” chega ao segundo mês nesta sexta (28); lives semanais terão convidados especiais.
Entrada
Gratuito