Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Gastronomia

Projeto “Roadshow 2020 - Vinhos de Portugal”

Descrição

No dia 30 de março, o projeto “Roadshow 2020 - Vinhos de Portugal” da início à programação do ano em Belo Horizonte, no Hotel Mercure Lourdes, com masterclass e degustação de aproximadamente 190 rótulos portugueses. Na sequência, as cidades de Goiânia e Brasília receberão as outras etapas, tendo assim oportunidade de descobrir a riqueza dos sabores proporcionados pelos vinhos.

Os produtores portugueses presentes no evento serão: Aveleda, Pathernos-Winemaker, Jean-Hugues Gros Wines Unip Lda, Casa Clara, Casa Relvas, Casa Santos Lima, Carmim, Global Wines, Quinta do Paral, José Maria da Fonseca, Quinta do Vallado, Dona Maria - Julio Bastos, Quinta de S. Sebastião, Quinta das Arcas, Quinta dos Avidagos, D'Alegria Vinhos, Quiz Wines & Spirits, Monte da Ravasqueira, Quinta do Portal, Sogrape Vinhos S.A., Quinta do Crasto, Esporão e Cartuxa – Fundação Eugenio de Almeida.

O Roadshow começa com uma masterclass especial sobre os Vinhos de Portugal, direcionada aos profissionais do setor, em que o orador será o prestigiado Marcio Oliveira. O evento prossegue com uma degustação com cerca de 190 rótulos disponíveis, para profissionais e também para o público. Serão apresentadas as peculiaridades que o país oferece, são mais de 250 uvas autóctones. Os portugueses se destacam por elaborar vinhos singulares e são considerados mestres em fazer “blends”. As variedades mais utilizadas para a produção do vinho tinto são a Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Amarela, Trincadeira, Aragonez, Syrah, Baga e Castelão. Já as castas brancas mais utilizadas são a Alvarinho, Arinto, Antão Vaz, Viosinho, Verdelho, Encruzado e Fernão Pires. Ao mesmo tempo em que acontecem as degustações, há também a parte mais divertida do evento: o “Wine Game”.

A proposta inclui três mesas onde os participantes terão que identificar os principais aromas do vinho, regiões e as uvas presentes em cada vinho. Os vencedores receberão brinde. Não haverá apostas em dinheiro.

Portugal é um dos principais produtores de vinho no mundo e a sua posição no mercado brasileiro tem crescido a cada dia. Em termos globais, Portugal é o 9º maior exportador mundial, em valor e em volume. O Brasil, por sua vez, é um dos mercados mais importantes para o vinho português, sendo o 4º mercado em valor e o 5º mercado em volume (fonte IVV/2018). Em relação ao mercado brasileiro, Portugal ocupa um lugar de destaque, sendo o 2° maior país importado, perdendo apenas para o Chile, com 13,79% do Market Share em valor e 14,79% do Market Share em volume (fonte Adão Morellatto/2019).

O evento é realizado por meio da agência Exponor Brasil Feiras e Eventos, especialista em Live Marketing.

Localização
Hotel Mercure Lourdes - Avenida Contorno, 7315 - Bairro Lourdes
Centro-Sul
Video

 

Data
a
Profissionais Convidados: das 16h às 21h.
Consumidores: das 18h30 às 21h
Masterclass (palestra com degustação): das 15h às 16h - limitado a 25 profissionais do setor.
Entrada
Pago