Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Literatura

Encontro Marcado com Sérgio Medeiros - Acervo de Escritores Mineiros

Descrição

O Encontro Marcado de agosto recebe o poeta, artista visual, dramaturgo, ficcionista, ensaísta, tradutor e professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Sérgio Medeiros. Sua obra poética, em parte já traduzida para o espanhol, o italiano e o inglês, é verbo-visual e busca inspiração no pensamento ameríndio, explorando especialmente o totemismo. Em 2017, o autor foi o vencedor na categoria Poesia do Prêmio Literário Biblioteca Nacional, com a obra A idolatria poética ou a febre de imagens.

Em livros como Trio pagão, Os caminhos e o rio, Caligrafias ameríndias e Dicionário de hieróglifos Medeiros explora linguagens imaginárias inspiradas na caligrafia de Jerônimo Tsawé, calígrafo xavante, e propõem conceitos contemporâneos de caligrama e de hieróglifo. Duas publicações do poeta estão prestes a serem lançadas pela editora Iluminuras: os ebooks Um Macunaíma visual – em setembro deste ano –, um poema em homenagem a Mário de Andrade e ao espírito centenário da Semana de Arte Moderna, e, em 2022, sua versão do último romance de James Joyce, com 633 imagens, sob o título A Visual Finnegans Wake on the Island of Breasil.

O bate-papo com o Sérgio Medeiros será no canal do Acervo de Escritores Mineiros no YouTube, em transmissão ao vivo, no dia 25 de agosto, às 20 horas. A mediação será feita pela professora e pesquisadora Myriam Ávila (FALE/UFMG).

Perguntas para o convidado podem ser previamente encaminhadas ao perfil do Acervo de Escritores Mineiros no Instagram, e também durante a transmissão, via chat.
 

Localização
ONLINE
Informações
Data
a
Haverá emissão de certificado.
Entrada
Gratuito