Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Literatura

Encontros com 'A fúria do corpo', de João Gilberto Noll

Descrição

Entre os dias 28 de março e 20 de abril de 2022, o Grupo Varanda e a Casa Quarup, com o apoio do IFRJ/CEPF e do Pós-lit/UFMG, vão hospedar um evento (online) em homenagem aos 40 anos da primeira publicação de A fúria do corpo, primeiro romance de João Gilberto Noll.

Todas as sessões serão abertas e gratuitas com emissão de certificado para ouvintes.

O objetivo é buscar outros modos de olhar e experimentar a literatura do autor, apostando em encontros livres nos quais a diversidade de leituras é bem-vinda. Além disso, o evento tem como horizonte criar um diálogo com os anos 1980, construindo pontes para repensar os tempos atuais.

A abertura (em 28/05, às 20h) será com o crítico literário e escritor José Castello. Você já conhece o livro?

De narrativa elíptica, num só fôlego, A fúria do corpo é uma espécie de via crucis de duas personagens, que têm por codinome João e Afrodite, de passado desconhecido e sem perspectivas para o futuro.

Visceral e amorosamente ligados, os dois vagam pelas ruas do Rio de Janeiro, colocando seus sexos e corpos à prova, experimentando acontecimentos tão realistas quanto surreais, que mapeiam a cidade e seu avesso.

Sobre os organizadores: A Casa Quarup e o Grupo Varanda são dois núcleos de pesquisa e de promoção de ações em torno da literatura, compostos por pesquisadores(as) oriundos(as) do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da UFMG.

O evento tem apoio deste programa e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Engenheiro Paulo de Frontin (IFRJ/CEPF).

Localização
online
Data
a
a
a
a
a
a
Encontros com A fúria do corpo, de João Gilberto Noll: 40 anos depois
Entrada
Gratuito