Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Literatura

Luís Costa Pinto e Luiz Fernando Emediato - Livro "Trapaça" Vol. 1 e 2 #SempreUmPapoEmCasa

Descrição

O jornalista e escritor Luís Costa Pinto e o editor e publisher da Geração Editorial, Luiz Fernando Emediato, são os convidados de Afonso Borges para falaram sobre o livro “Trapaça – Saga política no universo paralelo brasileiro”, volumes 1 e 2. Essa será mais uma edição virtual do “Sempre um Papo” com transmissão ao vivo no Youtube, Instagram e Facebook do Projeto e o encontro vai acontecer no dia 11 de agosto, terça-feira, às 18h.

SempreUmPapoEmCasa, esta sequência de atividades é patrocinada pela Cemig, Itaú e Mater Dei, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo.

“Trapaça – Saga política no universo paralelo brasileiro”
Pela primeira vez o jornalista Luís Costa Pinto – que há quase 30 anos deu início ao processo que resultou na queda do presidente Fernando Collor – revela os bastidores de uma investigação dramática, num tempo em que nem a Polícia Federal nem o Ministério Público estavam aparelhados para cumprir com o papel que exercem hoje. Trapaça – Volume 1 – Collor é o primeiro de quatro livros da saga que pretende contar, em ritmo de thriller policial e literário, os bastidores do poder no Brasil ao longo de três décadas, da ascensão e queda de Collor aos dias de hoje. Essa história começa em maio 1992, quando o Brasil viu sua jovem democracia ser consolidada pela eleição e em seguida pelo processo de impeachment de Fernando Collor. O primeiro presidente eleito no país depois de 21 anos de ditadura foi cassado com base num processo de investigação iniciado e conduzido pela imprensa. O irmão do presidente da República, Pedro Collor, revelou esquemas de corrupção do governo numa entrevista bombástica ao jornalista Luís Costa Pinto, então com apenas 23 anos e uma determinação intensa para a investigar os fatos. Depois, o motorista que servia à família presidencial conduziu parlamentares de uma CPI a documentos que embasaram a cassação do presidente. O país se uniu para superar o trauma e buscar soluções que não paralisassem nem a reconstrução democrática, nem a economia nacional. Esse é o pano de fundo do 1º volume de Trapaça, a saga política no universo paralelo brasileiro. Irregularidades, tráfico de influência, lobbies, negócios escusos, a busca insaciável do poder, paixões intensas por mulheres fatais,  num ambiente em que se ressalta a crônica corrupção do estado brasileiro, antecipando o que vivemos hoje.

No segundo volume, o autor discorre sobre a formação do governo Itamar Franco. Como o Brasil teve um presidente improvável que terminou por permitir a reunião do grupo de economistas que fez o Plano Real sob sua gestão. A CPI do orçamento. A morte de PC Farias e as intrigas do Governo FHC.

Luís Costa Pinto nasceu no Recife, em 1968, e se formou em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, em agosto de 1990. Exerceu cargos como repórter especial, editor e chefe de sucursais em publicações como Veja, O Globo, Folha de S. Paulo e Época no Recife, em Brasília e em São Paulo. É autor de dois livros, Os Fantasmas da Casa da Dinda (1992, Ed. Contexto, em co-autoria com Luciano Suassuna. Prêmio Jabuti de melhor livro-reportagem de 1992) e As Duas Mortes de PC Farias (1995, Ed. Best Seller).  Em 1992 recebeu os prêmios Líbero Badaró de Jornalismo e Esso de Jornalismo em razão das reportagens sobre as denúncias de Pedro Collor contra PC Farias. Em 2002 saiu das redações e passou a atuar como consultor de estratégias políticas a partir de Brasília e realizando análise de cenários e de conjuntura para empresas, corporações e associações empresariais. Colabora como articulista, esporadicamente, com alguns veículos de comunicação.

Luiz Fernando Emediato iniciou a carreira na sucursal mineira do Jornal do Brasil, em 1973, ainda cursando jornalismo na UFMG. Transferiu-se depois (1978) para O Estado de S. Paulo, onde permaneceu por dez anos – tempo em que foi premiado com o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha, em 1982. Em 1991, deixou as redações para montar sua empresa a Geração Editorial, onde atualmente é o publisher.

Dentre os livros publicados pelo autor, destacam-se: A Grande Ilusão (crônicas); Eu Vi Mamãe Nascer; Geração Abandonada; O Outro Lado do Paraíso; Trevas no Paraíso; e Um Projeto para o Brasil.

Localização
Online
Horários
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar