Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Literatura

Projeto Letra em cena 2020 - Como ler Fernando Pessoa

Descrição

Letra em Cena O projeto Letra em Cena promove, a cada mês, uma palestra/aula sobre um grande autor da literatura brasileira, a cargo de um especialista renomado. O objetivo é facilitar o encontro da literatura de alto nível feita no país com o público leitor médio, não acadêmico. Neste sentido, os palestrantes – profissionais com profunda imersão na obra de cada autor – são orientados a falar de obras e autores clássicos sem formalismo acadêmico, de forma apaixonada, de forma a estimular o interesse do público leitor.

Cada apresentação é precedida ou finalizada por uma leitura de um trecho da obra do escritor feita por um ator convidado da cena teatral mineira. O trecho lido pode ser o capitulo de um livro, um conjunto de poemas, uma crônica ou um conto, sempre selecionados pelo curador, com aprovação do palestrante. Em seu curto período de existência, o projeto já consolidou um público cativo que prestigia todos os eventos, provando que há demanda para uma iniciativa com este perfil de excelência.

De forma mais ampla, ao valorizar e divulgar a literatura de qualidade, o projeto contribui para a formação de leitores e para o fortalecimento do aparato cultural e educacional da cidade. Desde o início do projeto, em 2016, até novembro de 2019, já foram apresentados 28 autores fundamentais como Machado de Assis, Guimarães Rosa, Rubem Braga, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, Cecília Meireles, Monteiro Lobato, entre outros. Professores e especialistas reconhecidos nacionalmente participaram como palestrantes, tais como José Miguel Wisnik, Nadia Gotlib, Antônio Carlos Secchin, Silviano Santiago, Humberto Werneck, Marco Lucchesi, Augusto Massi, Sérgio Alcides. Em seu 5º ano, o programa se abre para autores de língua portuguesa, não apenas do Brasil. Em março de 2020 o autor focalizado será Fernando Pessoa, analisado pela autora e professora Maria Esther Maciel.

A primeira sessão da quinta temporada do programa literário do Minas Tênis Clube, “Letra em cena. Como ler…” analisará as letras de Fernando Pessoa e seus heterônimos, sob o olhar da professora doutora de literatura da UFMG Maria Esther Maciel. A leitura de textos será feita pela atriz Bruna Kalil Othero.

É a primeira vez, em cinco anos do programa, que o “Letra em cena. Como ler…” contempla as letras de escritores da língua portuguesa não brasileiros. Sobre a inclusão de autores não brasileiros da língua portuguesa, o escritor e jornalista José Eduardo Gonçalves, curador do “Letra em Cena”, explica que se trata de uma expansão natural, que não foge à vocação inicial do programa de tratar de escritores da língua portuguesa. “Abrimos possibilidades de contar com autores de outros países que compõem este território de quase 300 milhões de pessoas no mundo que falam a língua portuguesa”, destaca.

Localização
Centro Cultural Minas Tênis Clube - Rua da Bahia , 2244 - Bairro Lourdes
Centro-Sul
Data
Entrada franca com inscrições no site da Sympla.
Entrada
Gratuito