Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Literatura

Sarau: "Palavra Expandida” da Preqaria Cia de Teatro - Memorial Vale

Descrição

28/08 – “SARAU DA PALAVRA EXPANDIDA”, COM PREQARIA CIA DE TEATRO

No dia 28 de agosto, sábado, às 11 horas, a Preqaria Cia de Teatro apresenta o “Sarau Palavra Expandida”, no YouTube do Memorial Vale.

O evento foi selecionado pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021.

O Sarau da Palavra Expandida propõe o encontro da literatura com as artes cênicas, criando um ambiente virtual propício para a fricção e expansão da palavra onde os atores/poetas vão performar textos, se colocando em jogo com intervenções sonoras e visuais.

A apresentação integra o projeto “Gerais Cultura de Minas - Sarau do Memorial”.

A Preqaria Cia de Teatro foi fundada em Belo Horizonte com a estreia do espetáculo "Qorpo Santo", em 14 de Julho de 2006.

De lá pra cá, realizou onze espetáculos e três curtas Metragens, conquistou vários prêmios e fez parcerias com artistas de renome internacional.

Em 2009 fundou em Sete Lagoas (MG) a “Escola Livre de Teatro” - rebatizada em 2019 como Escola Livre de Artes, que vem transformando a realidade teatral e artística da cidade.

No Sarau Palavra Expandida os atores/poetas Felipe Gontijo, Izabela Oliveira, João Valadares e Piera Rodrigues performam textos seus e de participantes do Sarau PoetiQo, projeto da cia que acontece virtualmente desde o início da pandemia.

Para potencializar o trabalho a Preqaria convida o músico Mateus Cotosck e o artista audiovisual Josélio Teixeira para se colocarem em jogo com intervenções sonoras e visuais.

A proposta é dar corpo a um espetáculo que sustenta um roteiro, móvel a cada apresentação.

Os textos, escritos pelos atores poetas, buscam continuidade poética e não dramática.

Aqui os atores emprestam seus corpos na composição coletiva da imagem literária, simultânea ao aspecto textual.

O teatro à serviço da literatura, não para cumpri-la, mas para expandi-la!

Desde o início da Pandemia de COVID-19, em Março de 2020, a Preqaria Cia de Teatro desenvolve a “Quarentena PoetiQa”.

Este trabalho se desenvolveu ao longo do ano e o retorno positivo do público levou a um movimento subsequente, um encontro presencial para declamar poesia online por videoconferência.

Foi o início do “Sarau PoetiQo”, que desde então acontece todos os domingos, sem interrupção, desde abril de 2020.

Há um ano no ar, o Sarau se tornou uma comunidade online de pessoas em torno da literatura e do teatro, que já teve até aqui 59 edições e o lançamento de três livros.

Localização
online
Data
a
Entrada
Gratuito