Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Literatura

Sempre Um Papo Em Casa com Eugênio Bucci

Descrição

O Sempre Um Papo recebe, no dia 3 de agosto, terça-feira, às 19h, o jornalista e professor Eugênio Bucci para falar com Afonso Borges sobre o livro “A Superindústria Do Imaginário” (Autêntica).

Essa será uma edição do #SempreUmPapoEmCasa, com acesso gratuito, tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo YouTube, Instagram e Facebook do projeto, que comemora 35 anos de realização em 2021.

A Superindústria Do imaginário: como o capital transformou o olhar em trabalho e se apropriou de tudo que é visível Publicado em junho de 2021, o livro busca explicar o papel central conquistado pela comunicação dentro do sistema capitalista, a partir da década de 1950.

Nesse período, o capitalismo passou por diversas transformações: a imagem da mercadoria passou a ser mais importante do que o corpo da mercadoria, e o valor de uso foi desbancado pelo valor de gozo.

A comunicação se tornou, portanto, responsável por produzir valor em escala superindustrial.

Com isso, os monopólios globais que se ocupam da comunicação e da extração de dados pessoais - que é fomentada pela dinâmica das plataformas digitais -, tornaram-se o cerne do capitalismo e da Superindústria do Imaginário.

Para traçar esse histórico e fazer análises, Eugênio Bucci lança mão de conceitos das mais diversas áreas do conhecimento, como a comunicação, sociologia jurídica, linguística, física, filosofia, psicanálise e economia política. Eugênio Bucci nasceu no município de Orlândia, em São Paulo, em 1958.

É professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), onde se formou em Direito e Jornalismo.

Já escreveu mais de dez livros, entre eles “A Forma Bruta Dos Protestos”, “O Estado de Narciso” e “Sobre Ética e imprensa”, publicados pela Companhia das Letras.

Recebeu o Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa em 2013, pela Revista ESPM de Jornalismo (edição brasileira da Columbia Journalism Review).

Foi secretário editorial da editora Abril, editor da revista Teoria & Debate e diretor de redação das revistas Set, Superinteressante e Quatro Rodas.

Foi ainda presidente da empresa de comunicação Radiobrás, entre 2002 e 2007.

O Sempre Um Papo é viabilizado com o patrocínio do Itaú, Rede Mater Dei e Usiminas, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Localização
online
Video

 

Data
a
Entrada
Gratuito