Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Música

Circuito Comemorativo do Samba

Descrição

O Dia Nacional do Samba foi comemorado, pela 1ª vez, em 02 de dezembro de 1940, na cidade de Salvador, com o intuito inicial de homenagear o sambista mineiro Ary Barroso.

A data marca a primeira visita que Barroso fez à Bahia. A festa foi se espalhando pelo Brasil e acabou oficializada no Rio de Janeiro, em 1962.

Em BH, a comemoração foi inserida no calendário, de modo oficial, em 2019, mas a pandemia apresentou dificuldades de adaptação para o meio artístico.

Agora, em 2021, não essa data não passará em branco e a a comemoração será antecipada. Prepare-se para curtir o Circuito Comemorativo do Samba, no conforto do seu lar, e o mais importante: em segurança! Nossa cidade respira samba, desde a Lagoinha, Região Noroeste, Nordeste e Leste, até a Zona Sul.

É preciso, mais do que nunca, conectar a população a quem existe e resiste fazendo o samba na cidade. Aqueça os tambores porque vem aí o Circuito Comemorativo do Samba! Inserir BH em um circuito comemorativo do samba faz todo sentido, porque temos uma cena forte e representativa desse gênero musical há décadas.

Grandes nomes se estabeleceram na capital e depois ganharam o país, como Clara Nunes, Ataulfo Alves, Aline Calixto, dentre outros. Além disso, atualmente, a cena do samba de BH é forte, efervescente e tem representantes de todas as idades.

Prepare-se para um circuito vibrante em homenagem ao ritmo tipicamente brasileiro! No dia 26, o Circuito Comemorativo do Samba traz o percussionista e figurinha carimbada nos sambas de BH, Fábio Martins (@fabotins), que ministrará a Oficina Musical “O samba, ritmos brasileiros e seus instrumentos”.

Nela, apresentará, de forma objetiva, um pouco do processo de formação dos ritmos que compõem a música popular brasileira, suas principais influências (música erudita europeia e a cultura africana), além de seus atores centrais. Também pontuará a importância e atuação dos instrumentos que compõem a diversidade rítmica da cultura brasileira, sem se esquecer de suas individualidades.

A oficina ocorrerá no dia 26/06, às 17h, pelo canal do YouTube do Circuito. Já no dia 27, a percussionista e produtora cultural, Alcione Oliveira, ministrará a Oficina do “Couro Encantado: Percussão Em Movimento” e colocará todo mundo para sentir, ouvir, tocar, cantar e mexer o corpo todo!

Alci fará um passeio histórico-musical pelos ritmos populares e mostrará algumas de suas composições para o conceituado Grupo Percussivo Couro Encantado.

A oficina será às 11h, também no canal do YouTube do Circuito. Mais tarde, às 17h, no mesmo canal, Joyce Cordeiro vai bater um papo com os espectadores sobre a sua trajetória na produção artística, na produção no segmento do samba e os desafios encontrados pelas mulheres neste ambiente, que costuma ser predominante masculino.

Joyce é produtora e gestora cultural, atuando em várias áreas, como produtora executiva, coordenação artística e logística. Atualmente, se dedica à gestão de projetos, e é produtora da cantora Aline Calixto e do Bloco Magnólia. Além disso, integra o time de produtores da UNIO | Eventos, startup especializada em eventos virtuais.

Por fim, na terça-feira, dia 29, teremos dois momentos especiais.

Primeiro, Júlia Rocha trará o show "CURA", que é um encontro de celebração da esperança. O EP, lançado em janeiro de 2021, foi integralmente construído no isolamento imposto pela pandemia e traz músicas inéditas gravadas em Belo Horizonte e Salvador.

Júlia traz, em seu repertório, repertório também canções do seu primeiro disco, com o sucesso “Cheiro de Flor”, e recebe Gustavo Maguá, Doris do Samba e Luciene Gomes como participações especiais.

Na sequência, haverá o lançamento de DVD no Circuito Comemorativo do Samba!

A cantora e compositora Aline Calixto (@alinecalixto) lançou nas plataformas digitais o DVD “10 Anos Aline Calixto| Ao Vivo em Belo Horizonte”, no ano passado, mas a pandemia a impediu de fazer um show de lançamento.

Como ainda não há uma previsão para o retorno dos eventos presenciais, ela resolveu não adiar mais essa comemoração e festejar, virtualmente, junto com a gente!

O trabalho inédito traz, entre as surpresas delicadas e sensíveis, e as canções marcantes de sua carreira, a última gravação em vida da sambista Beth Carvalho.

A Direção de DVD do é do renomado Conrado Almada, que já dirigiu trabalhos de audiovisual de diversos nomes consagrados no cenário nacional, como Skank, Sandy, Pato Fu, Capital Inicial e Jota Quest.

A Produção Musical e arranjos são de Thiago Delegado, e a Direção Artística da própria cantora.

Localização
online
Informações
Data
a
Festival com atividades relacionadas à comemoração do Dia Nacional do Samba em BH!
Evento destaca cena com palestras, oficinas e shows, incluindo o lançamento do DVD de 10 anos da cantora e compositora Aline Calixto.
Entrada
Gratuito