Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Música

"Momentos Musicais" por Camila de Ávila

Descrição

Quem é a musa de Caetano Veloso em “Tigresa”? Por que Baden Powell e Paulo César Pinheiro estavam rindo em “Vou deitar e rolar”? “Medo Bobo”, da dupla Maiara e Maraísa, é uma história real?

Muita gente, quando escuta essas e muitas outras canções, questiona o motivo pelo qual foram escritas e o #MomentosMusicais, desvenda esses mistérios.

Criado e produzido por Camila de Ávila, produtora editorial, jornalista especializada em história da cultura e da arte e produção e crítica cultural e pesquisadora (não acadêmica) da música nacional, o #MomentosMusicais, desde 2017, já contou, nas redes sociais e no youtube, a história de mais de 160 canções.

Agora, o projeto evoluiu para o formato de podcast e pode ser ouvido nas principais plataformas de streaming.

A cada quarta-feira, um novo episódio.

O formato do podcast segue da seguinte forma, primeiro a apresentação dos compositores, em seguida, dos intérpretes, e depois, da história da canção.

Ao fim de cada episódio, Camila, que também é cantora com um disco e um EP lançados, interpreta, à capela, a canção tema do podcast.

O programa apresenta curiosidades e informações acerca da canção e sempre é feito um resgate do período em que a música escolhida foi gravada, dessa forma, também é explicado um pouco da história do Brasil e do cenário no qual a canção foi produzida e gravada.

Este resgate se faz importante porque a música brasileira conta a história do país. “Entendo que a música brasileira é um importante objeto da construção da identidade nacional.

Quando não se pôde falar, durante a ditadura militar, por exemplo, foi a música que externou as ideias e sentimentos das pessoas”, explica a jornalista.

Em seu primeiro formato, o #MomentosMusicais são textos curtos que contam a história de canções escolhidas pela jornalista de forma aleatória e algumas vezes as músicas são optadas de acordo com datas específicas.

É importante ressaltar que as canções são sempre de artistas relevantes na história da música brasileira sem preconceito de gênero e origem da canção.

Desde o início da empreitada, em fevereiro de 2017, já foram contadas histórias de mais de 50 canções que vão do samba, passando pela bossa, forró e balada. Caetano Veloso, Paulo César Pinheiro, Chico Buarque, Manu Dias, Paulinho da Viola, Dudu Nobre, Pedro Morais, Vitor Santana, Cartola, Karnak, Moska, Lenine, Livia Itaborahy, Fernando Brant, Djavan, Candeia, Anitta, Luiz Rocha, Sérgio Pererê, Gilberto Gil, Cliver Honorato, Flávio Venturini, Elza Soares, Marília Mendonça, Joyce Moreno, Milton Nascimento, Lulu Santos dentre outros nomes da música nacional.

O #MomentosMusicais foi coluna do extinto programa Casa Aberta, que fez parte da grade da rádio Inconfidência, entre 2016 e 2018.

A jornalista entrava no ar, por meio de uma conversa com a produtora e apresentadora Velise Maciel, e contava a história de duas canções, cantava trechos e depois uma gravação da música, escolhida por ela, era veiculada na rádio.

Como feedback, Camila sempre escuta que a forma de ouvi as canções mudam. “A maioria das pessoas falam da surpresa que têm ao saber das histórias das canções.

Todas dizem que a canção ganha novo sentido e até novo som”, observa a jornalista.

Atualmente, além do podcast, o #MomentosMusicais conta com página no facebook (@momento.musicaismpb) e no instagram (@momentos.musicais), onde, a cada semana, é inserida a história de uma nova canção.

Localização
online
Video

 

Data
a
Podcast da jornalista Camila de Ávila é a evolução do projeto que conta as histórias das canções.
Toda quarta
Entrada
Gratuito