Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Patrimônio cultural

Webinar: "Diálogos entre Patrimônio, Design e Turismo” - Territórios e Redes Criativas

Descrição

A Prefeitura de Belo Horizonte promove, nos dias 10 e 11 de junho, o webinar "Diálogos entre Patrimônio, Design e Turismo”, parceria entre a Belotur e Sebrae-MG. A programação faz parte do projeto “Territórios e Redes Criativas - Etapa Pampulha”, que tem como objetivo principal impulsionar o turismo de experiência e fomentar a criação de redes de negócios criativos na região. A programação é gratuita mediante inscrição via Sympla. 

O webinar reunirá pesquisadores e gestores públicos do Ministério do Turismo e das três cidades brasileiras pertencentes à Rede de Cidades Criativas da UNESCO na categoria Design (Brasília, Curitiba e Fortaleza), além de designers e arquitetos. O evento pretende estimular o debate acerca de novas experiências turísticas na região da Pampulha, com mais atenção ao que circunda a arquitetura que caracteriza o Conjunto Moderno, Patrimônio Cultural da Humanidade.

“Estamos vivendo um momento crucial para se pensar, cada vez mais, em projetos, ideias, produtos e soluções para esse momento único e difícil que passamos devido à pandemia de Covid-19. O Conjunto Moderno da Pampulha é uma fonte inesgotável de inspiração para designers, artistas, arquitetos e demais profissionais ligados à economia criativa. Assim, o webinar chega propondo esse diálogo entre o que nos levou a ser Patrimônio Cultural da Humanidade e novos olhares, tendências e formas de experienciar nosso principal atrativo turístico”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur. 

Territórios e Redes Criativas 

O projeto Territórios e Redes Criativas foi criado em dezembro de 2019, com o intuito de lançar um novo olhar sobre algumas regiões de Belo Horizonte, mostrando aos moradores e visitantes todo o potencial dessas localidades. A ação também pretende dar destaque aos negócios locais, gerando novas oportunidades de emprego e renda. 

Em sua primeira etapa, desenvolvida no ano de 2020, a programação teve como foco a região da Lagoinha e ofertou oficinas, cursos gratuitos e mentorias para negócios do setor de gastronomia que valorizavam a identidade do bairro e seu entorno. Agora, chegou a vez de o projeto ser desenvolvido no território da Pampulha.  

Programação do webinar "Diálogos entre Patrimônio, Design e Turismo”

Dia 10/6, quinta-feira, das 9h às 12h 


•    Diálogos entre Patrimônio, Design e Turismo
Marcelo Brito (IPHAN) - arquiteto e urbanista com especialização em gestão pública, restauração de patrimônio e cooperação cultural. Doutor em Gestão Urbana pela Universidade Politécnica da Catalunha e pós-doutor pela Universidade Complutense de Madri com o tema “Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento”. No Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1987, exerceu várias funções técnicas e gerenciais no campo da preservação do patrimônio cultural brasileiro. 


•    A experiência das Cidades Criativas do Design da Unesco
Alberto Gadanha (Fortaleza/CE) - designer e professor. Assessor da vice-prefeitura de Fortaleza e ponto focal da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. Foi cofundador da Opa! Escola de Design, professor na UNIFOR, produtor do Festival Concreto e coordenador de projetos no Instituto Cultural Iracema.

Guilherme Zuchetti (Curitiba/PR) - assessor de Relações Internacionais na Prefeitura de Curitiba e ponto focal da cidade na Rede de Cidades Criativas da UNESCO. É formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), hoje emprega sua experiência com gestão de projetos para acelerar e implementar a estratégia de internacionalização de Curitiba, promovendo conexões com atores estratégicos e prospectando soluções para o desenvolvimento da cidade.

Vanessa Mendonça (Brasília/DF) - Secretária de Estado de Turismo do Governo do Distrito Federal, economista e publicitária, com pós-graduação em Marketing e mestrado em Gestão Empresarial. Antes de assumir o cargo de secretária, em 2019, foi diretora de marketing do Ministério do Turismo e presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda do Distrito Federal. Atuou durante oito anos no Jornal Gazeta Mercantil e no Grupo de Comunicação Publicis.

Rodrigo Costa (Brasília/DF) - Secretário Executivo do Turismo do Governo do Distrito Federal. Publicitário por formação, pós-graduado em Marketing, especialista em logística e MBA Executivo em Telecomunicações e Marketing Digital. Estrategista com experiência nas áreas de Marketing, Gestão de Negócios e Gestão Pública em empresas privadas de grande e médio porte no Brasil e exterior e Órgãos de Governo, em segmentos como os de bens de consumo, consultoria, educação, esportes, logística, tecnologia e turismo.


Dia 11/6, sexta-feira, das 9h às 12h


•    Desenvolvimento de Produtos de Design inspirados em Belo Horizonte
Felipe Martins (Made in Beagá) - Arquiteto e designer de produtos. Em sua carreira, descobriu que sempre utiliza referências regionais para dar vida a seus trabalhos. Por isso, não pensou duas vezes para criar o Made in Beagá, esse espaço coletivo que, segundo ele, provoca a imaginação ao apresentar novos formatos de referências históricas e urbanas de Belo Horizonte. Para ele, esse caminho é uma forma de apresentar ao mundo e aos próprios belo-horizontinos o que a cidade tem para oferecer sob uma nova perspectiva.


•    Do Moderno ao Contemporâneo - Conexões entre Arquitetura e Design 
Susana Bastos (Alva Design) - Artista e designer formada pela Escola de Belas Artes da UFMG. Complementou sua formação no curso de moda da mesma instituição e na Central Saint Martins, Londres. De natureza multidisciplinar, atua entre design e arte em vários campos da criação. Na moda desenhou por nove anos as coleções e desfiles da marca mineira Coven. A partir de 2012 distanciou-se da moda para dedicar-se à pesquisa artística e fundou juntamente com o irmão e arquiteto Marcelo Alvarenga a Alva Design.


Marcelo Alvarenga (Alva Design) - Arquiteto e Urbanista (UFMG) com pós-graduação em Design de Mobiliário pelo SENAC/SP. Já obteve diversas premiações, entre elas o Good Design Award 2020 (com o chuveiro Toró/Docol) e 10º Prêmio IAB-MG 2008 (Projeto Loja Coven). Expôs na Bienal de Arquitetura de São Paulo em 1999 e 2009. Entre 2000 e 2001 colaborou com o escritório de Freusa Zechmeister e entre 2004 e 2011 com o escritório Isay Weinfeld. Desde 2008 é proprietário do escritório Play Arquitetura em Belo Horizonte, listado entre os novos escritórios de destaque no Brasil e no mundo pelas revistas Monolito (2012), Wallpaper (2013) e WishCasa (2013 e 2014).


•    Botânica como inspiração para o Design
Léa Diegues (Léa Cerâmicas) - Estudou nas Escolas de Belas Artes de Juiz de Fora e de Belo Horizonte e na Escola Guignard. Em sua trajetória artística, especializou-se em um curso avançado em modelagem do corpo humano, em São Paulo, fundou a escola de artes Arteminas, em BH, trabalhou, por oito anos com produções de grande escala no Instituto Inhotim, além de lançar coleções exclusivas com a Líder Interiores e a Elisa Atheniense. 
 

Localização
Data
a
a
Projeto Territórios e Redes Criativas propõe experiências turísticas na Pampulha.
EVENTO ONLINE VIA GOOGLE MEET
Este evento acontecerá via Google Meet (Hangouts). As instruções de acesso serão fornecidas pela organização próximo ao início do evento
Entrada
Gratuito
PROMOÇÃO
Prefeitura de Belo Horizonte / Belotur / Sebrae-MG
REALIZAÇÃO
Prefeitura de Belo Horizonte / Belotur / Sebrae-MG