Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Patrimônio, Memória e Identidades Culturais - Manifestações Tradicionais (religiosas/populares)

Live Série "Memórias do Samba de BH" com Domingos do Cavaco

Descrição

As lives do projeto Memórias do Samba de BH estão de volta. Quinta-feira, dia 04 de novembro (Dia da Favela), a conversa é com Domingos do Cavaco, um dos personagens mais marcantes do samba belorizontino. Domingos Felipe dos Santos foi operário metalúrgico e hoje é um dos principais nomes do samba da capital mineira, sendo compositor de dezenas de sambas.

O simpático e criativo sambistas é um cronista das favelas e comunidades, como o seu Morro das Pedras. É o caso do samba "Grajaú" (Quer saber como esse samba surgiu? Assista nossa live). Uma característica importante é que o artista valoriza sua ancestralidade, tendo memórias das histórias que pais e avós contavam sobre o samba do passado. O que é fundamental para conhecer a história do samba de Belo Horizonte, rumo ao seu registro como patrimônio imaterial.

Domingos do Cavaco, talento nato, bebe em vários personagens do samba brasileiro, desde os conhecidos Pixinguinha, Noel e Cartola até os compositores mineiros como Toninho Gerais, Fabinho do Terreiro e tantos outros de Belo Horizonte.

Não perca a live do dia 04 de novembro no instagram do Coletivo Sambista Mestre Conga, Dia da Favela, e conheça mais sobre a história do samba de BH e sobre a potência do talento de Domingos do Cavaco.

Favela não é carência, é potência!

Localização
ONLINE
Informações
Data
a
A "Memórias do Samba de BH" tem como finalidade resgatar e difundir a história do Samba de BH, através de depoimentos de grandes protagonistas dessa história. Essas informações servirão, também, para documentar o pedido de registro do samba como patrimônio cultural imaterial da cidade.
Entrada
Gratuito