Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Patrimônio, Memória e Identidades Culturais - Manifestações Tradicionais (religiosas/populares)

Live Série "Memórias do Samba de BH" com Mestre Conga

Descrição

Chegou o grande dia! Dia 29, quinta, há a 10ª live do Memórias do Samba de BH e será com Mestre Conga, o maioral que dá nome ao Coletivo.

O entrevistado é mineiro de Ponte Nova, MG. Na verdade, nos dizeres do próprio: “nasci num arraialzinho chamado Oratórios. Uns dizem Oratório, outros dizem Santa Cruz da Meia Légua, mas é lá, naquela beleza, naquela bonita terra que se chama Ponte Nova. E de lá vim pra Belo Horizonte, em 1935, na faixa aí de quatro pra cinco anos e estou aí até hoje”.

Filho do lavrador e sanfoneiro Luiz Balduíno Gonzaga e de dona Cacilda Lourenço, José Luiz Lourenço, o Conga, nasceu no dia 2 de fevereiro de 1927, em pleno carnaval. E para provar que é pura verdade do deus Baco, olhem o que lemos no manuscrito do historiador Abílio Barreto sobre o carnaval daquele mês e ano: “O Carnaval nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de Fevereiro esteve muito animado na Avenida Afonso Pena e Rua da Bahia. Houve bailes no Automóvel Club e no Club Belo Horizonte. Nos 3 dias trafegaram em bondes 221.604 passageiros. Os blocos que mais se distinguiram foram ‘As Aristocratas’, ‘As Partidarias de Zorro’, ‘As Parisienses’, ‘As Viuvas de Rodolfo Valentino’ e o bloco ‘Oh!”

No canal do instagram do Coletivo de Sambistas Mestre Conga: próxima quinta (29/07), às 20h.

Localização
ONLINE
Informações
Data
a
A "Memórias do Samba de BH" tem como finalidade resgatar e difundir a história do Samba de BH, através de depoimentos de grandes protagonistas dessa história. Essas informações servirão, também, para documentar o pedido de registro do samba como patrimônio cultural imaterial da cidade.
Entrada
Gratuito