Eventos /  Espetáculo la la-ticket green  /  Artes Cênicas

Espetáculo: Sísifos - Cia. Candongas (REMARCADO)

Descrição

A Companhia Candongas está completando 25 anos de trajetória e, para celebrar a data, volta ao cartaz com o espetáculo Sísifos. A dramaturgia foi elaborada por Guilherme Théo e Gustavo Bartolozzi a partir de pesquisa realizada sobre o Teatro do Absurdo. A direção é assinada por Cláudia Henrique, também integrante do grupo, e o elenco é formado por Gustavo Bartolozzi e Wesley Simões.

A questão principal da montagem é trazer ao público a possibilidade de refletir sobre sua condição humana e social, sua presença em seu meio, seu papel de cidadão e sua busca pela felicidade. O ponto de partida da dramaturgia é o paralelo entre a relação “vida x trabalho” que estabelecemos no mundo contemporâneo e o imaginário em torno de Sísifo, personagem da mitologia grega que, por enganar os deuses, é castigado com o trabalho eterno e repetitivo de carregar um rochedo até o cume de uma montanha. Em cena, dois personagens refletem sobre sua relação com o poder e a felicidade, enquanto trabalham carregando suas pedras diárias.

Com este espetáculo, o grupo ampliou o seu campo de estudos após a conclusão de uma pesquisa de cinco anos sobre o universo do Teatro do Absurdo, na qual mergulhou no estilo dramatúrgico de seus autores mais expoentes, como Samuel Beckett e Eugene Ionesco, entre outros. No processo de desenvolvimento dramatúrgico, a montagem encontra ponto de interseção nas obras “O Mito de Sísifo”, do filósofo francês Albert Camus, e no “Mito da Caverna”, de Platão, além do livro “1984”, de George Orwell.

As apresentações no Teatro João Ceschiatti serão realizadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio da Cemig e Copasa. O projeto é apoiado pelo Governo Federal. Agência de Relações Públicas, Café Pingado, SINDIELETRO, SINDÁGUA, SINDIFES, SINDIPETRO, SATED e SINDMUSI.

Localização
Teatro João Ceschiatti - Paláci das Artes - Avenida Afonso Pena, 1537 - Centro
Centro-Sul
Video