Eventos /  Espetáculo la la-ticket green  /  Artes Cênicas

Espetáculo: "Todo Mundo Quer Ser Dona Margarida"

Descrição

Até o dia 27 de setembro, sábados e domingos, às 20h, o ator mineiro Abílio Tavares está em cartaz na reestreia de Todo Mundo Quer Ser Dona Margarida (?), uma releitura da peça Apareceu a Margarida, de Roberto Athayde.

As transmissões acontecem pelo Youtube, gratuitamente, e não ficarão salvas no canal.

Nascido em Uberlândia/MG, o ator Abílio Tavares foi um dos artistas fundamentais na década de 1980 a favor da valorização do teatro independente em Minas Gerais.

Dona Margarida é a nova professora do quinto ano primário que chega para preparar os alunos para o temido exame de admissão ao ginásio, segundo ela, a “prova mais terrível de quantas já fizeram até hoje”.

Escrita em 1971, a peça combina elementos intensamente cômicos com elementos dramáticos. Na montagem atual, o ator mineiro encarna a professora autoritária, centralizadora e altamente provocativa do texto escrito no contexto da ditadura civil-militar brasileira e que logo se tornou um fenômeno de encenações dentro e fora do Brasil.

Os quatro cômodos e oito diferentes ângulos utilizados na montagem – a partir da casa do próprio Abílio Tavares - criam uma dimensão de cenários variados e recursos cênicos que ampliam a narrativa. Abílio nomeou a peça em cartaz como Todo Mundo Quer Ser Dona Margarida (?) por flagrar nela uma espantosa atualidade. “Passados quase 50 anos, é como se a peça estivesse retomando a mesma força de quando foi escrita.

A alteração no nome foi para enfatizar que hoje há muitas Margaridas autoritárias protagonizando a cena nacional”, reforça.

O ator também destaca que o título faz uma referência ao sucesso do espetáculo na história da dramaturgia brasileira, visto que ele recebeu mais de 400 montagens traduzidas para cinco idiomas em mais de trinta países.

Localização
online
Video