Eventos /  Exibição la la-ticket green  /  Audiovisual

3ª Edição da Mostra: “Café com Cinema"

Descrição

A Cia Pierrot Lunar abre mais uma vez o seu canal do Youtube para o “Café com Cinema – Curta Jovens Realizadores”, uma mostra de cinema com seleção de 34 trabalhos de “jovens” artistas realizadores do audiovisual, de diversas idades e estados do país: Bahia, Paraíba, Ceará, Manaus, Tocantins, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal).

Em sua terceira edição traz ainda um bate-papo com os participantes, para tratar sobre assuntos relevantes à formação e produção cinematográfica no Brasil, além de trazer uma novidade: o CURTÍSSIMOS, experiências audiovisuais de até 50 segundos, a serem transmitidas pelo Instagram do Espaço Aberto Pierrot Lunar, em formatos variados, na horizontal ou vertical, durante o período do evento.

Todos os trabalhos ficarão disponíveis a partir do dia 26 de maio, quinta-feira, às 18h, até 31 de maio, às 23h, para que o público tenha tempo de assistir aos curtas com calma e escolher o que mais gostou. A obra mais curtida no Youtube da Cia Pierrot Lunar será premiada com um Estabilizador H4 3-axis para Smartphone Gimbal IOs e Android - que estabiliza imagens captadas pelo celular. Os cinco filmes com maior número de curtidas terão exibição presencial no dia 16 de julho no Espaço Aberto Pierrot Lunar, dentro da programação do 23º Bazar de Histórias.

A mostra reúne obras com duração entre 3 e 30 minutos, desde curtas metragens de animação até documentários, além de produções que estão na fronteira entre o ficcional e o real. Os temas abordados nas produções dialogam com pautas urgentes como a exploração ambiental pelas mineradoras, saúde mental, pandemia, além de questões de identidade. “Nossa mostra contempla estudantes universitários ou de escolas livres, professores, artistas e cineastas que estejam realizando a experiência de seu primeiro curta metragem”, explica Neise Neves, atriz fundadora da Cia Pierrot Lunar e curadora da mostra.

Ela conta que “o que chamou a atenção da curadoria diante dos 51 inscritos no chamamento público divulgado pela internet no mês passado foi a grande diversidade de propostas, sobretudo da intensa produção e criação efervescente realizada em cada canto do Brasil”.

Foram 51 inscrições de 11 estados Brasileiros, mais Distrito Federal e 21 cidades do Brasil, de norte a sul e de leste a oeste, o que faz da Mostra um espaço democrático. “Percebemos que a função do Café Com Cinema - Curta Jovens Realizadores é a de oferecer espaço de exibição para experiências iniciais em cinema”, comenta Léo Quintão, um dos curadores da Mostra e co-fundador da Cia Pierrot Lunar. O evento contará ainda com a premiação, válida somente para CURTAS NACIONAIS - exibidos no YouTube, por meio de apreciação popular, em que o filme mais curtido na plataforma ganhará um suporte para gravações em celular - Estabilizador H4 3-axis para Smartphone Gimbal IOs e Android.

A comissão julgadora é formada por Léo Quintão, Neise Neves, Kaká Correa e Arthur Barbosa. Segundo Neise Neves, o evento se torna mais uma “janela” de transmissão para que estudantes, professores, cineastas, artistas amadores e profissionais, por meio da experimentação em audiovisual, possam exibir seus trabalhos e criações, alguns pela primeira vez. “Penso que o fato de ser uma mostra, o realizador consegue alcançar visibilidade ainda maior do que se disponibilizasse a obra apenas em seu canal”, explica Neise Neves. Este projeto de programação do Espaço Aberto Pierrot Lunar é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Patrocínio da MGS – Minas Gerais Administração e Serviços S.A.

Localização
online
Video

 

Informações
Data
a
Realizada pela segunda vez em exibição pela internet, a 3ª edição da mostra exibe também, de forma presencial, em julho, os cinco curtas mais curtidos no ambiente virtual, durante o evento, que acontece de 26 a 31 de maio de 2022.
Entrada
Gratuito