Eventos /  Exibição la la-ticket green  /  Audiovisual

Cine 104 Em Casa - Agosto (Semana 4)

Descrição

O Cine 104 Em Casa traz nesta semana dois documentários nacionais imperdíveis para você assistir gratuitamente, sem sair de casa! Anote aí: a reprise de MARTÍRIO, de Vincent Carelli, Tatiana Almeida e Ernesto de Carvalho será na quarta-feira, dia 26 de agosto! E a estreia de TORQUATO NETO - TODAS AS HORAS DO FIM, de Eduardo Ades e Marcus Fernando acontece na sexta-feira, dia 28 de agosto! Ambos os filmes serão liberados às 20h em nosso site e redes sociais e ficam disponíveis por 48 horas. Aproveite!

Sinopse: MARTÍRIO é o segundo filme da trilogia de Vincent Carelli, indigenista, documentarista, criador do projeto Vídeo nas Aldeias. O diretor utiliza registros feitos por ele desde 1988, quando esteve pela primeira vez entre os Guarani- Kaiowás para acompanhar o Jerokyguasu - uma reza guarani, uma consulta aos espíritos durante a noite para aconselhar sobre as questões políticas do dia seguinte. Com grande indignação, acompanhamos a história da luta política dos Kaiowás e como é desproporcional o conflito de forças entre eles e o agronegócio, responsável por assassinatos e desapropriações
na região.

Sinopse: O piauiense Torquato Neto foi um dos maiores poetas e letristas brasileiros ligados ao movimento da Tropicália e à contracultura. Viveu a efervescência cultural dos anos 60 no Rio de Janeiro junto de um grupo de intelectuais e artistas brasileiros que exaltavam “uma nova ordem estética”, como Caetano Veloso afirma no documentário. A narração do ator Jesuíta Barbosa dá voz ao cineasta, músico e jornalista Torquato Neto, desde sua juventude em Teresina até seu aniversário de 28 anos, quando cometeu suicídio. Depoimentos, imagens de arquivos e trechos de obras referenciais do Cinema Novo e do Cinema Marginal constroem a narrativa, numa linguagem fluida e fora do padrão do documentário clássico.

Localização
Online
Data
a
Entrada
Gratuito