Eventos /  Exibição la la-ticket green  /  Audiovisual

Cine 104 Em Casa - Outubro (Semana 2)

Descrição

O Cine 104 Em Casa traz nesta semana dois grandes filmes para você assistir gratuitamente, sem sair de casa! TORQUATO NETO - TODAS AS HORAS DO FIM, de Eduardo Ades e Marcus Fernando, na sessão "reprises", na próxima quarta, dia 07 de outubro, e SUBMARINO, de Thomas Vinterberg, estreando na sexta-feira, dia 09 de outubro.

• TORQUATO NETO - TODAS AS HORAS DO FIM.(Brasil. 2017. 1h 27min. Livre.)

O piauiense Torquato Neto foi um dos maiores poetas e letristas brasileiros ligados ao movimento da Tropicália e à contracultura. Viveu a efervescência cultural dos anos 60 no Rio de Janeiro junto de um grupo de intelectuais e artistas brasileiros que exaltavam “uma nova ordem estética”, como Caetano Veloso afirma no documentário. A narração do ator Jesuíta Barbosa dá voz ao cineasta, músico e jornalista Torquato Neto, desde sua juventude em Teresina até seu aniversário de 28 anos, quando cometeu suicídio. Depoimentos, imagens de arquivos e trechos de obras referenciais do Cinema Novo e do Cinema Marginal constroem a narrativa, numa linguagem fluida e fora do padrão do documentário clássico.

.

• SUBMARINO (Dinamarca. 2010. 1h 45min. 14 anos.)

A obra do diretor dinamarquês Thomas Vinterberg (“Festa de Família”, “Dogma 95”, “A Caça”) é marcada por uma empatia, compaixão por personagens nem sempre simpáticos, anti-heróis, personalidades complexas. Sobre isso, ele comenta: “para mim é sempre muito importante, expor a vulnerabilidade; é por isso que faço filmes. Sempre procuro mostrar a fragilidade que cada um esconde. Sempre procuro nos meus personagens o momento em que revelarão seus defeitos, em que se mostrarão nus, como realmente são. Entender quem eles são é muito interessante. A pergunta recorrente é: "por que eles são tão vulneráveis?” Submarino é a história de dois irmãos que, mesmo afastados um do outro, estão unidos por um trágico acontecimento do passado. Ambos vivem à deriva por seus caminhos autodestrutivos, mas ao mesmo tempo, tentam lidar com suas responsabilidades. O filme expõe dolorosamente a trajetória dos dois irmãos, mas a narrativa tenta ser gentil e respeitosa, e deixa o público na posição de não julgá-los por suas escolhas, transmitindo um forte sentimento de compaixão por eles. O título do filme sintetiza o sentimento dos personagens: submarino é um método de tortura, em que alguém é mantido debaixo de água até quase se afogar.

Localização
Online
Data
a
Entrada
Gratuito