Eventos /  Exibição la la-ticket green  /  Audiovisual

CineCentro Abril - Centro Cultural UFMG

Descrição

O CineCentro de abril traz a “Mostra Novo Cinema Iraniano” e torna acessível uma seleção de obras de alguns dos mais influentes diretores do Irã, que por meio de seus filmes desconstruíram muitos estereótipos veiculados pela mídia ocidental sobre o país.

Eles demonstram como é possível a multiplicidade de pensamentos, posições e significados, bem como coexistir apesar dos conflitos internos e externos, além das tradições religiosas rigorosas e limitantes da nação.

O cinema iraniano, após a Revolução Islâmica (1979), que paralisou a produção cinematográfica entre 1979 e 1983, ressurgiu como um grande realizador dotado de acurada qualidade estética e humanística e conquistou diversos prêmios internacionais de cinema, como Cannes, Oscar, Veneza, Locarno, Berlim, São Paulo, dentre outros.

Apesar do grande reconhecimento internacional, a forte censura imposta pelo Regime Iraniano fez com que muitos cineastas fossem presos, exilados e proibidos de exibir seus filmes no país, entre eles Jafar Panahi, Bahman Ghobadi e Mohsen Makhmalbaf.

Um grande mérito do “Novo Cinema Iraniano” ou persa, como também é denominado, é construir narrativas reflexivas, aparentemente simples do cotidiano dos iranianos, que têm que lidar com grandes dificuldades econômicas, sociais e culturais.

As películas misturam documentário e ficção, tentando se aproximar da realidade de maneira natural, despretensiosa e poética.

As temáticas abordadas são muitas vezes baseada em valores universais, como infância, juventude, morte, amor e amizade.

A programação do CineClássico Quarentena engloba obras representativas dos seguintes cineastas iranianos: Abbas Kiarostami, Asghar Farhadi, Ebrahim Foruzesh, Hana Makhmalbaf, Jafar Panahi, Majid Majidi, Mohsen Makhmalbaf e Samira Makhmalbaf.

Localização
online
Video

 

Data
a
Centro Cultural UFMG realiza mostra de filmes para apreciar o cinema iraniano.
Entrada
Gratuito