Eventos /  Exibição la la-ticket green  /  Audiovisual

Circuito Cultural UFMG #emcasa - "Apresentação da Mimulus Cia de Dança"

Descrição

O Circuito Cultural UFMG, projeto da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade Federal de Minas Gerais, retoma sua temporada semestral de espetáculos a partir de quarta-feira, 14 de abril.

Em uma única exibição, que estreia às 19h no canal da DAC no YouTube , a Mimulus Cia de Dança apresentará dois trabalhos: O Que Não Tem Fim e Por Um Fio.

A apresentação é gratuita e o vídeo ficará disponível no canal, após a transmissão.

Desde os anos noventa, a Mimulus vem priorizando uma proposta singular de retomada do repertório das danças de salão, com um olhar na contemporaneidade.

Na exibição da próxima semana, ela costura uma sequência do espetáculo O Que Não Tem Fim, produção audiovisual criada durante a pandemia em 2020, com trechos de Por Um Fio, lançado em 2009.

Segundo o diretor Jomar Mesquita, juntar os dois trabalhos foi uma forma de contrastar uma obra feita no período pré-pandêmico, com outra feita durante a pandemia. “Elas representam formas muito diferentes de se trabalhar, de se criar.

vídeo gravado no ano passado fala muito da nossa trajetória de 30 anos no nosso galpão, que tem as paredes impregnadas com a nossa história e que ficou fechado, reabriu e agora está fechado novamente.

Ele fala desse momento muito difícil para todos nós, em que a gente busca e encontra novas formas de criar e levar nossas criações para o público. E Por Um Fio mostra como era feito antes.

Ele foi gravado ao vivo, num palco de teatro, e é um dos nossos principais trabalhos.

Ele transita um pouco pelo universo da angústia, apesar de falar disso de uma forma mais enérgica, inspirada na vida e obra de Arthur Bispo do Rosário”, explica. Por Um Fio foi apresentado na Bélgica, França, Itália, Portugal, Estados Unidos e Brasil.

Nele, a companhia transpõe o fascínio pelos bordados do artista plástico Arthur Bispo do Rosário, para o emaranhado de braços e corpos que bordam coreografias.

O emaranhado de fios elétricos e filamentos das lâmpadas incandescentes se confundem com os fios condutores das coreografias e com a sucata do trabalho dos bailarinos, que lhes servem de matéria prima para a composição da obra.

O espetáculo foi feito na ocasião do centenário de nascimento de Arthur Bispo do Rosário e dos 20 anos de sua morte.

Localização
online
Video

 

Data
a
‘O Que Não Tem Fim’ e ‘Por Um Fio’ são os trabalhos apresentados pela Mimulus Cia de Dança na próxima quarta; a exibição será gratuita pelo YouTube.
Entrada
Gratuito