Eventos /  Exibição la la-ticket green  /  Audiovisual

Curta: “Música e Memória nos Batuques” - Memorial vale

Descrição

21/08 – CURTA “MÚSICA E MEMÓRIA NOS BATUQUES”, DE PÂMILLA RIBEIRO

No dia 21 de agosto, sábado, às 11 horas, a antropóloga Pâmilla Ribeiro apresenta o curta “Música e Memória nos Batuques”, no YouTube do Memorial Vale.

A produção foi selecionada pela Convocatória de Programação do Memorial Vale 2021.

O filme mostra comunidades tradicionais à beira do Rio São Francisco e sua relação com a música, com a fluidez do rio e com as histórias que cercam os batuques.

A exibição do filme integra o projeto Mostra de Filmes do Memorial Vale e faz parte da Programação da Semana do Patrimônio 2021, ação conjunta do Memorial Vale com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, celebrado em 17 de agosto.

A partir das histórias de vida dos membros das comunidades ribeirinhas de Ponto Chique, São Romão, São Francisco e Geraes Velhos, sua relação com o rio, o encontro com outros batuques e das músicas compartilhadas por eles, o filme discute a produção de memória que se compartilha pela música no rio São Francisco.

A equipe conta com a direção de Pâmilla Vilas Boas, doutoranda em antropologia que pesquisa os batuques da região desde 2010, além da cineasta Fernanda Brescia, que assina também a co-direção do filme, do diretor de arte e técnico de som Cláudio Valentin e do cinegrafista Raphael Vilas Boas. Viabilizado com recursos do Fundo Estadual de Cultura.

Pâmilla Vilas Boas Costa Ribeiro é doutoranda em Antropologia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP); mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG). É membro do Núcleo de Antropologia, Performance e Drama (Napedra/USP) e diretora do documentário “A vida é um remanso”.

Localização
online
Data
a
Entrada
Gratuito