Eventos /  Exibição la la-ticket green  /  Audiovisual

Lançamento: Pé no Chão, com Ana Paula Oliveira e Lis executando “Vôo Livre"

Descrição

Uma performance admirável que desvela uma delicadeza genuína descreve a obra em que a bailarina Ana Paula Oliveira contracena com um pássaro.

O projeto de dança multissetorial “Pé no Chão” vislumbra uma videoinstalação como palco e, como fruto da concepção dessa proposta, foi criada a obra de arte “Vôo Livre”.

Uma aspiração que surgiu nesses tempos insólitos da pandemia - para a bailarina, na pausa também há movimento. E a inesperada inspiração da pardoquinha Lis redesenhou a poética da dança de Ana Paula.

O resultado é intenso e desafiador. Ana Paula assina a concepção, direção artística e coreográfica de "Pé no Chão" e contou com uma parceria preciosa: Eder Santos, um dos maiores nomes da multimídia no Brasil e no exterior, que assina a direção audiovisual da videoinstalação.

O público vai ter o prazer de conhecer “Pé no Chão” no dia 20 de junho, em live de lançamento no canal do Youtube da Apu Produções, a partir das 15 horas.

Além da exibição da performance e da videoinstalação, a tarde de domingo terá bate-papo com os artistas envolvidos.

Diante das impossibilidades impostas pela pandemia neste momento, a obra de arte “Vôo Livre” , criada a partir do projeto, teve sua concepção moldada para ser exibida online e passa a perceber novos olhares.

Eder Santos imprime neste trabalho sua extensa experiência em projetos híbridos, que envolvem novas mídias, vídeo, artes visuais, cinema, dança e teatro.

Ele tem obras nos acervos permanentes do MoMA (NY) e Centre George Pompidou (Paris), além de extensa participação em bienais e festivais no Brasil e no exterior, e uma premiada carreira como realizador e diretor de cinema e TV.

Compõem a equipe de Eder Santos, Leandro Aragão, criador do objeto da videoinstalação; e Barão Fonseca, que assina a fotografia da obra - ambos são sócios de Eder Santos na Trem Chic Cine Video Lab., colaboradora na realização audiovisual de “Pé no Chão”.

“ Foi uma aventura realizar esse projeto. Lis é bonitinha demais e parecia que estava entendendo tudo e adorando dançar com a Puia (Ana Paula) durante a gravação”, conta Eder.

A música apresenta diversos elementos sonoros, inclusive os emitidos pela pardoquinha Lis.

A trilha sonora original foi composta pelo músico, compositor e bandolinista Marcos Frederico e contou com a participação especialíssima do músico Paulo Santos - percussionista, multi-instrumentista, compositor e co-fundador do Grupo Uakti. “A criação da trilha foi um processo bem natural e leve.

Fui tocando junto com a Lis, experimentando com a Puia (Ana Paula), sempre com o instrumento na mão”, conta Marcos Frederico. “Quanto ao conceito da trilha sonora, eu pensei muito nos envolvidos.

A primeira parte é mais melódica, mais clássica e tem referências do interior de Minas.

A segunda parte da trilha é mais urbana, mais ousada, experimental”, afirma.

O trabalho musical peculiar de Paulinho Santos entra trazendo para a trilha sonora novas texturas, que resultam em efeitos sonoros distintos. “A música conta a história de Lis ter sido encontrada no mato e depois vivendo na cidade.

Esses dois cenários são bem claros”, diz. “A passarinha gostou do meu som.

Eu fui aprovado pela atriz principal, a Lis”, brinca Paulinho, que destaca também a parceria com Eder Santos. “Éder é meu parceiro de muitos trabalhos, há muitos anos, e sempre com um alto nível de excelência”, ressalta o músico.

O figurino completa a realização da obra que contou com a colaboração de Janaina Castro, bailarina, que também atua como figurinista e diretora de arte pela Blecaute Produções.

Internacional - Vale destacar que a obra já foi convidada para participar da Arco, feira internacional de arte contemporânea, em Madrid, no próximo mês de julho. No exterior, a obra recebe o nome “Fly to be Free”.

Localização
Video

 

Data
A obra tem trilha sonora original composta por Marcos Frederico e participação especial do percussionista Paulo Santos, do Uakti. O lançamento será no dia 20 de junho, às 15 horas, com transmissão online e bate-papo com os artistas
Entrada
Gratuito