Eventos /  Exibição la la-ticket green  /  Audiovisual

Mostra Cinema e Patrimônio Histórico em Minas Gerais - FCS

Descrição

A mostra Cinema e Patrimônio Histórico em Minas Gerais surge como mais uma potência de celebração, difusão e valorização do patrimônio do Estado, ressaltando a importância da cultura mineira, rica em seus 300 anos de existência.

O evento é realizado pela Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro e em conjunto com o Centro Técnico Audiovisual (CTAv), o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) e o Arquivo Público Mineiro (APM), reforçando a parceria entre essas instituições.

São 34 produções, entre curtas e longas, que ficarão disponíveis do dia 4 ao dia 20 de dezembro de 2020, de forma gratuita, na plataforma virtual exclusiva do Cine Humberto Mauro.

As classificações indicativas dos filmes variam conforme o título, e esta mostra tem correalização da Appa – Arte e Cultura. Cinema e Patrimônio Histórico em Minas Gerais conta com três programas de curtas-metragens que fazem parte da coleção do Centro Técnico Audiovisual (CTAv), produzidos entre as décadas de 1950 e 1970.

Os 12 filmes documentam características culturais, históricas e naturais de diversas cidades de Minas Gerais, incluindo as vivências dos festejos populares.

A mostra também inclui 6 curtas contemporâneos e uma sessão de curtas chamada Memórias das Minas, em parceria com o Arquivo Público Mineiro.

Completando o recorte estão 13 produções, entre médias e longas-metragens, sendo 5 delas documentários da Coleção de Documentos do Patrimônio Imaterial realizados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA).

Além das exibições, a mostra contará com debates sobre cinema, difusão e preservação do patrimônio histórico dentro das consagradas séries História Permanente do Cinema Especial e Cinema e Psicanálise.

Bruno Hilário, Gerente do Cine Humberto Mauro, celebra a realização da mostra e ressalta a importância da parceria com as instituições envolvidas. “Além da felicitação à Minas Gerais pelos seus 300 anos, a mostra reforça o diálogo entre o espaço de acervo e o espaço difusor das produções cinematográficas.

Dessa forma, valoriza a preservação do patrimônio mineiro e proporciona o acesso do público a filmografias raras e de extrema importância para a cultura nacional, democratizando e resignificando as obras”.

Localização
online
Data
a
Programação será exibida pela plataforma on-line do Cine Humberto Mauro e conta com curtas e longas-metragens, além de debates e sessões comentadas.
Entrada
Gratuito