Eventos /  Exibição la la-ticket green  /  Audiovisual

Mystifier: Documentário registra dois dias de culto ao metal em Belo Horizonte

Descrição

Mystifier, uma das bandas mais emblemáticas do Black Metal brasileiro, é objeto do minidocumentário "Mystifier: Dois Dias na Capital do Metal da Morte", produzido pela Goblin Underground TV. Dividido em duas partes, o filme cobre a breve passagem da banda baiana por Belo Horizonte -- cidade conhecida por ser o local de nascimento de bandas como Sepultura, Sarcófago e Holocausto --, em novembro de 2019. A ocasião marcou o início do que seria a turnê "Under the Black Magick Dinasty 2020" e serve de registro para o ótimo momento vivido pela banda, com o lançamento do álbum "Protogoni Mavri Magiki Dynasteia".

No decorrer de dois dias, Armando "Beelzeebuth" (guitarra), Sorcerer DoUrden (vocal, baixo, teclado) e Warmonger (bateria) percorrem pontos históricos da capital mineira e verdadeiros marcos da cena underground mundial, como o bairro de Santa Tereza, a loja da Cogumelo Records e o Cemitério do Bonfim, onde foi registrada a icônica capa do álbum "INRI", do Sarcófago. Tudo isso em meio ao encontro de amigos como Ron Seth (Impurity), Valério Exterminator (Holocausto), Reinaldo Ressan (Insulter) e Alex (Double Cross). Sem meias palavras, Armando, membro fundador da banda, discorre sobre assuntos diversos. "Isso foi muito tempo antes de vir uma febre de merda, em que o Black Metal se entupiu de pessoas medíocres, querendo ser mais do que as outras pela simples cor da pele", diz, ao relembrar a cena mineira dos anos 1980.

Seu novo projeto solo, as origens do metal na Bahia, logística de turnês e até mesmo política também são temas abordados no documentário. "Imaginei um futuro onde as pessoas seriam mais cultas, livres da religião e da dominação político-religiosa, mas não, nós estamos regredindo", dispara o músico, em certo momento. Além de entrevistas e de um passeio turístico pela cidade de Belo Horizonte, "Mystifier: Dois Dias na Capital do Metal da Morte" apresenta cenas exclusivas de um ensaio da banda.

E o filme culmina com um trecho de avassaladora apresentação no festival Warfare Domination, realizado no dia 29 de novembro, na casa de shows Mr. Rock.

Trata-se, portanto, tanto do registro da atual fase do Mystifier quanto de uma análise complexa acerca do metal e da música independente no Brasil.

Localização
Video

 

Data
a
Entrada
Gratuito