Eventos /  Exibição la la-ticket green  /  Audiovisual

Projeto Aulas Abertas: “Adeus, Lênin! – informação e ficção em tempos difíceis” - Centro Cultural UFMG

Descrição

Em mês marcado pela reunificação da Alemanha, o convidado do projeto Aulas Abertas de outubro, professor Georg Otte, apresenta uma aula intitulada de “Adeus, Lênin! – informação e ficção em tempos difíceis”.

Partindo do filme “Adeus, Lênin!” (2003), do diretor Wolfgang Becker, sobre a derrubada do Muro de Berlim em 1989, Otte apresenta a importância da “abordagem cultural” de um assunto que foi objeto do noticiário mundial.

O filme serve de exemplo para mostrar que, de modo geral, tanto a obra cinematográfica quanto a literária (e ainda outras artes), não se limitam a apresentar os fatos, mas, a partir de uma perspectiva individual, o impacto desses fatos nas pessoas.

Despertando a empatia do espectador ou do leitor, a ficção, normalmente classificada como “mentirosa” por ser “fictícia”, revela verdades que o noticiário não transmite. Georg Otte é Vice-Diretor e Professor Titular da Faculdade de Letras da UFMG nas áreas Língua e Literatura Alemã e Teoria da Literatura.

É membro do Grupo de Pesquisa Mito e Modernidade (MiMo).

O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de que estamos vivendo.

A cada mês será publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, YouTube e Site da Instituição.

Confira os vídeos anteriores em nossas Redes Sociais!

Localização
online
Video

 

Data
a
Professor Georg Otte faz uma reflexão sobre o filme alemão “Adeus, Lênin!” em novo vídeo do projeto Aulas Abertas
Entrada
Gratuito