Eventos /  Exibição la la-ticket green  /  Audiovisual

Teatro-vídeo: Hilda Penha – Monólogo do grupo de teatro Mulheres Míticas

Descrição

Nos dias 27, 28 e 29 de agosto de 2021, às 18h30, o Centro Cultural UFMG transmite em seu canal do YouTube o teatro-vídeo Hilda Penha

. Criado a partir do texto da dramaturga chilena Isidora Stevenson, o monólogo do grupo de teatro Mulheres Míticas é dirigido por Sara Rojo e protagonizado pela artista convidada Marina Viana.

A transmissão é aberta ao público e integra o projeto Baixo Centro En[cena], como parte da programação do Circuito Cultural UFMG.

Classificação: 12 anos. Dia de natal, anos 1990. O ataque de um grupo guerrilheiro a um banco termina com oito mortos. Hilda Penha é a mãe de um deles. É ela quem nos relata seu encontro com um menor abandonado que ela acolhe, ama e assiste morrer sem entender a razão.

O relato delirante de uma mulher que sofre a morte de seu filho traça relações entre a perda individual e o trauma social, atravessando temas como a fé, a violência policial e a transição de regimes políticos.

O texto deu a Isidora Stevenson projeção nacional em 2013, sendo premiado pela XVI Muestra Nacional de Dramaturgia do Chile. Hilda Penha retoma um fato real que aconteceu na capital chilena em 1990: o tiroteio entre policiais e guerrilheiros do Movimiento Juvenil Lautaro após um assalto ao Banco O'Higgins.

Neste momento em que tensões políticas voltam a ganhar força na América Latina, o episódio e suas consequências seguem convocando reflexões sobre a violência e a justiça.

Originalmente planejado para ser encenado nos palcos, o monólogo enfrentou os muitos obstáculos impostos pela pandemia para consolidar-se como teatro-vídeo, sendo a primeira grande incursão do Mulheres Míticas no audiovisual.

Hilda Penha marca também as quatro décadas da artista-formadora Sara Rojo, que tem dedicado todos esses anos às artes cênicas e à pesquisa acadêmica.

Atualmente Sara Rojo dirige o Mulheres Míticas, grupo de teatro que surgiu em 2014 e investiga memórias latino-americanas para propor diálogos poéticos com o presente.

O grupo participou de duas residências no Centro Cultural UFMG: em 2016 para montagem do espetáculo O Deszerto e em 2018 para a montagem do espetáculo Classe.

O Baixo Centro En[cena] faz parte do Circuito Cultural UFMG, um projeto da Diretoria de Ação Cultural da UFMG, por meio do qual artistas locais, regionais e de relevância nacional e internacional se apresentam para a comunidade.

Adaptado para o ambiente virtual desde março de 2020, o projeto tem contribuído para a circulação de produtos artístico-culturais durante a pandemia.

O objetivo principal é promover a articulação, interação e interlocução entre todos os espaços culturais vinculados à DAC, potencializando a integração das ações artístico-culturais da UFMG.

Todas as atividades são gratuitas e abertas para a comunidade externa.

Localização
online
Data
a
a
a
Dramaturgia: Isidora Stevenson | Direção: Sara Rojo | Atuação: Marina Viana
Entrada
Gratuito