Eventos /  Exibição la la-ticket green  /  Cultural

14º Primavera dos Museus #Memorial Vale em casa

Descrição

O mês de setembro no Memorial Minas Gerais Vale celebra, por meio das atrações on line do #MemorialValeEmCasa, a 14º Primavera dos Museus – Mundo Digital, Museus em Transformação. A atividade museal é valorizada e demonstrada ao público por meio do trabalho do Educativo do Memorial, que, em tempos de pandemia, se reinventa e busca novas maneiras de interação dentro do mundo virtual. Por outro lado, manifestações culturais que ganham as ruas das cidades mineiras são eternizadas como museu a céu aberto por meio da exposição “Entramos nesta casa com a Bandeira na mão”, de Bárbara Mançanares, com curadoria de Mário Cleber Lanna, professor do Departamento de História da PUC MInas. São fotografias e outras fontes utilizadas por Bárbara em sua pesquisa de mestrado, que mostram a Festa do Divino realizada em São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto. Bárbara é uma das selecionadas pelo Projeto Novos Pesquisadores do Educativo do MMGV. A mostra ficará disponível on line no site www.memorialvale.com.br de 15 de setembro a 1ª de novembro.

A rapper Karol Conká gravou um vídeo especialmente para o Memorial Vale, para contar sua trajetória de vida e artística. Vale conferir no dia 5 de setembro, sábado, às 15 horas.

O show em destaque é o do instrumentista Enéias Xavier, que convida o saxofonista Chico Amaral, no domingo, dia 20 de setembro, às 11 horas, para tocar canções autorais.

Bem no clima da primavera, o projeto Sensações Memoráveis reúne colagens e poesia com a jornalista Mariana Lage e desenhos com a artista plástica Esther Az. E a escritora Júlia Medeiros fará uma live de contação de histórias a partir do seu livro, “A Avó Amarela”.

Confira os detalhes da programação de setembro no #MemorialValeEmCasa

03/09, 10/09, 17/09 e 24/09 – EDUCATIVO EM AÇÃO Nas quintas-feiras dias 3, 10, 17, 24 de setembro, sempre às 11h, dentro das comemorações da 14º Primavera dos Museus – Mundo Digital, Museus em Transformação, será exibida a série “Educativo em Ação”, que revela, a cada semana, um pouco das estratégias de mediação dos educadores do Memorial Minas Gerais Vale durante as visitas ao museu. Uma ação que busca ampliar e qualificar o acesso e a vivência museal.

04/09, 05/09 e 06/09 – SENSAÇÕES MEMORÁVEIS TRAZ COLAGENS COM POESIA E INTUIÇÃO Nos dias 4, 5 e 6 de setembro, sempre às 15h, a jornalista, escritora e poeta Mariana Lage irá ensinar uma técnica de colagem meditativa e intuitiva, capaz de trazer elementos do inconsciente, com um exercício de respiração. Numa série de três aulas, Mariana Lage apresenta as ferramentas necessárias e os meandros de uma técnica de colagem que permite a qualquer pessoa produzir uma composição imagética, a partir de recortes de revistas, enciclopédias e livros ilustrados. A base do fazer é a SoulCollage, técnica criada pela psicanalista jungiana Seena Frost, que estimula a produção de colagens, através de uma postura intuitiva, meditativa e relaxada. A técnica de Frost funciona como uma atitude de permitir que as imagens submerjam do inconsciente sem esforço, sem a condução racional ou uma ação determinante e desejosa do que deve ou não entrar na composição. No último vídeo, Mariana estende a técnica do SoulCollage para a poesia, e incentiva a criação de poemas a partir desse método despretensioso e intuitivo. O evento integra o projeto Sensações Memoráveis, com curadoria de Alessandro Aued.

5/09 – BATE-PAPO MUSICAL COM KAROL CONKÁ No dia 5 de setembro, sábado, às 15h, Karol Conká, uma das vozes mais expressivas do rapper brasileiro, reconhecida por exaltar a força da mulher na sociedade, em especial da mulher negra, falará sobre sua trajetória artística em um vídeo gravado exclusivamente para o Memorial Vale e exibido nos canais on line da instituição. O evento faz parte do programa Diversidade Periférica que, com a curadoria de Patrícia Alencar, traz para o Memorial Minas Gerais Vale uma programação artística-cultural com conteúdos que mergulham na trajetória ancestral que atravessa os becos e as vielas do espaço de saber chamado Favela e também das comunidades de periferia de Belo Horizonte e vizinhanças.

11/09, 18/09 e 25/09 – EDUCATIVO DO MEMORIAL APRESENTA VIRTUAL ADENTRO Dentro das comemorações da 14º Primavera dos Museus – Mundo Digital, Museus em Transformação, nas sextas-feiras dias 11, 18 e 25 de setembro, às 14h, o Educativo do Memorial Vale apresenta tirinhas on line inspiradas no cotidiano de trabalho realizado no museu.

13/09 – LIVE DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM A ESCRITORA JÚLIA MEDEIROS No dia 13 de setembro, domingo, às 11 horas, a escritora Júlia Medeiros fará uma live para apresentar seu livro “A Avó Amarela” (Ôzé editora, 2018), que tem ilustrações de Elisa Carareto e recebeu o Prêmio Jabuti 2019 na categoria livro infantil. Júlia é de São João del Rei; é atriz, dramaturga, compositora e gestora cultural. Nesta live ela contará a história do livro e um conto, ainda não editado, sobre sua avó, “A Avó Azul”. Este evento integra o projeto Eu, Criança, no Museu!.

15/09 A 01/11 – EXPOSIÇÃO MOSTRA FESTA DO DIVINO EM SÃO BARTOLOMEU De 15 de setembro a 1º de novembro, dentro das comemorações da 14º Primavera dos Museus – Mundo Digital, Museus em Transformação, o Memorial Vale traz para a sua programação virtual a exposição “Entramos nesta casa com a Bandeira na mão”, de Bárbara Mançanares, com curadoria de Mário Cleber Lanna, professor do Departamento de História da PUC Minas. São fotografias e outras fontes utilizadas por Bárbara em sua pesquisa de mestrado, que mostram a Festa do Divino realizada em São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto. O trabalho apresenta as diversas leituras possíveis desse “museu imaginado” que é a Festa do Divino, articulando religiosidade e manifestações do sagrado com patrimônio e museu, colocando o distrito de São Bartolomeu como um museu à céu aberto, e a Festa do Divino, como acervo performático. A exposição integra o projeto Novos Pesquisadores, do Educativo do Memorial Vale e estará em exibição no site www.memorialvale.com.br.

17/09, 18/09 e 19/09 – DESENHO E AUTOPERCEPÇÃO: A CASA COMO PAISAGEM – COM ESTHER AZ Nos dias 17, 18 e 19 de setembro, às 15 horas, o projeto Sensações Memoráveis convida para momentos de reflexão e observação do cotidiano e da própria casa através do trabalho da artista plástica Esther Az, que é bacharel em pintura pela UFMG. Ela preparou duas aulas de desenho para que as pessoas possam criar a partir do que está ao seu redor. Na primeira aula ela ensina desenho com lápis de escrever. Na segunda aula entra o trabalho com as cores, com colagens e lápis de cor, ou com o que a pessoa tiver em casa. As aulas são para todas as idades. “É fácil perceber como a casa manifesta nossa identidade. Toda casa está cheia de escolhas: existem aquelas onde as cortinas e janelas ficam abertas, e a luz adentra, o ar circula. Existem as que só permitem pequenas frestas de luz e vento. Tem casas coloridas, casas sóbrias. Casas de paredes vazias, de paredes cheias. Casas em que a beleza é feita com simplicidade e propriedade, e casas com requinte e luxo. E todas essas escolhas são manifestações do desejo daqueles que compõe este espaço. Na cápsula-aula que proponho, desejo te convidar a observar ao seu redor. Pisar sua casa como se pela primeira vez. E te faço esse convite por acreditar que essa paisagem da casa é uma manifestação do que você abriga dentro. De sua história e alma. E como você, ela está cheia de acontecimentos preciosos para serem observados bem de perto. Quero te convidar a encontrar nesse ‘dentro-fora casa-eu’ elementos que convidem à pausa, à observação, ao tempo silencioso do desenho. Tenho para mim que esse é um processo meditativo, que pode trazer generosidade na sua auto-percepção. Vamos?”, convida a artista. A curadoria do evento é de Alessandro Aued.

20/09 – TEATRO DE OBJETOS Dentro das comemorações da 14º Primavera dos Museus – Mundo Digital, Museus em Transformação, o o Educativo do Memorial Vale convida o público para, no dia 20 de setembro, domingo, às 10h, participar do Teatro de Objetos, em que, através de um vídeo oficina, é proposta a criação de uma peça de teatro a partir de objetos do cotidiano. Quem está em casa é estimulado a soltar a criatividade e inventar histórias.

20/09 – SHOW DE ENÉIAS XAVIER COM PARTICIPAÇÃO DE CHICO AMARAL No domingo dia 20 de setembro, às 11h, o Memorial Vale recebe o baixista, violonista, pianista e arranjador Enéias Xavier, que convida o saxofonista Chico Amaral. Juntos mostram repertório lapidado em seus 25 anos de parceria musical. Seja em shows, discos, na noite belo-horizontina ou em parcerias de canções, o duo é referência na cena da música instrumental brasileira. Pra esse show eles mostram suas parcerias e algumas composições autorais que já se tornaram tradicionais na noite de Belo Horizonte, como Meu Querido, Boneca de Pano, Estação 104 e Província. Este evento integra o projeto Memorial Instrumental, com curadoria de Juliana Nogueira.

21/09 – VÍDEO SOBRE A TRAJETÓRIA DA ASSOCIAÇÃO CREPÚSCULO No dia 21 de setembro, Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, às 15 horas, o Memorial Vale traz para a sua programação virtual o video da Associação Crepúsculo - Centro de Desenvolvimento Humano, com sede em Belo Horizonte. A entidade completa 25 anos atuando na promoção de atividades artísticas, terapêuticas, pedagógicas e de assistência social através de um Centro de convivência, capacitação e profissionalização para jovens e adultos com deficiência. Há oficinas de Arteterapia, Aquarela, Atividades de Vida Diária, Conhecimento de Mundo, Contação de Estórias, Dança, Educação Física, Marcenaria, Musicalização, Padaria, Tecelagem e Trabalhos Manuais. Possui também a Cia Teatral Crepúsculo, que já realizou inúmeras apresentações pelo Brasil.

Localização
online
Video

 

Data
a
Entrada
Gratuito