Eventos /  Exibição la la-ticket green  /  Dança

“Cartografias - improvisação – encontro - virtualidades” - Grupo Contemporâneo de Dança Livre

Descrição

Grupo Contemporâneo de Dança Livre realiza o projeto “Cartografias - improvisação – encontro - virtualidades”, com quatro apresentações de um espetáculo de improvisação construído a partir da investigação de novas formas de territorialidade; intercâmbio com 18 artistas convidados de seis países - Argentina, Brasil, Costa Rica, Colômbia, México e Peru; que se inspiram em poemas escritos pelas quatro mulheres indígenas latino americanas Graça Graúna (Brasil), Graciela Huinao (Chile), Irma Pineda (México) e Yenny Muruy Andoque (Colômbia).

A trilha sonora original é da artista argentina Sofi Álvarez.

“O espetáculo foi desenvolvido através de um processo de criação totalmente virtual – já que a possibilidade de encontro presencial está interrompida - em que foram investigadas as relações e potências do encontro entre corpo, territorialidade, poesia e a construção de movimentos a partir das investigações da imagem produzida pela câmera e as possibilidades das plataformas digitais”, explica Duna Dias, integrante do Grupo Contemporâneo de Dança Livre e uma das idealizadoras do projeto.

As apresentações gratuitas, intituladas “Cartografias - Improvisação – encontro - virtualidades”, vão acontecer de 26 a 28 de fevereiro de 2021, sexta a domingo, ao vivo pelo canal do Youtube do Grupo.

A criação do espetáculo busca estreitar laços criativos e de afeto com o desafio de promover formas de conexão e criação artística à distância.

Transformando o distanciamento em possibilidade de potência criativa, política e sensível, transpondo as fronteiras geográficas e investigando novas formas de presença e territorialidades.

A cada encontro, artistas mineiros trabalharão com diferentes artistas convidados em uma experiência de improvisação construída a partir das noções de territorialidades e de suas relações com os poemas escolhidos.

Na sexta, dia 26 de fevereiro, às 20h, se apresentam os artistas Dani Yara Cantillo (Colômbia), Francisco Reyes (México), Laura Silva (Colômbia) e Socorro Dias (Brasil).

A transmissão é ao vivo e gratuita pelo link https://youtu.be/ObVrSYPLI0Y 

No sábado, dia 27 de fevereiro ocorrem duas apresentações. Às 15h, participam Astergio Pinto (Colômbia), David Suárez (Colômbia), Diana Ruth Zamorra (México), Duna Dias (Brasil), Úrsula Cazorla (Peru).

A transmissão é ao vivo e gratuita pelo link https://youtu.be/YY1l4eMHBig 

E às 20h, participam os artistas José Vázquez (México), Fito Guevara (Costa Rica), Leonardo Augusto (Brasil), Vanesa Garcia (Colômbia).

A transmissão é ao vivo e gratuita pelo link https://youtu.be/n_h0Iqx-fo8 

E no domingo, dia 28 de fevereiro, às 15h, o encerramento acontece com a apresentação dos artistas Emílio Iturbe-Kennedy (México), Heloisa Rodrigues (Brasil), José Carmona (México) e Sebastián Zárate (Colômbia).

A transmissão é ao vivo e gratuita pelo link  https://youtu.be/G2cV7QvMqSE 

“Cartografias” é um projeto realizado com recursos da Lei Aldir Blanc. Edital 18/2020 - Edital de seleção de propostas de pesquisa e criação para espetáculos de dança.

Video

 

Data
a
Argentina - Brasil – Colômbia – Costa Rica – México - Peru
Sexta às 20h, Sábado às 15h e 20h e Domingo às 15h.
Transmissão ao vivo pelo Youtube.
Classificação livre
Entrada
Gratuito