Eventos /  Exibição la la-ticket green  /  Fotografia

Intervenção “Fotopoética” dos artistas André Cavaleiro e Ramon Paixão - Memorial Vale

Descrição

21/08 – FOTOPOÉTICA, COM ANDRÉ CAVALEIRO E RAMON PAIXÃO, NO DIVERSIDADE PERIFÉRICA

No dia 21 de agosto, sábado, às 16 horas, os artistas André Cavaleiro e Ramon Paixão fazem uma intervenção “Fotopoética”, no YouTube do Memorial Vale. A intervenção acontecerá nas favelas do Alto Vera Cruz, na região leste de Belo Horizonte, e no Morro do Papagaio, na região Centro-Sul, comunidades onde moram André e Ramon.

Eles se uniram para uma ação em que o afeto é a chave da transformação. Por meio de fotografias e de poesias por onde passarem, vão interagir com os moradores, indo ao encontro de fragmentos de afeto nos becos, ruas e vielas de seus territórios.

O evento integra o projeto “Diversidade Periférica” do Memorial Vale e faz parte da Programação da Semana do Patrimônio 2021, ação conjunta do Memorial Vale com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, celebrado em 17 de agosto.

O projeto Diversidade Periférica traz mensalmente para o Memorial Minas Gerais Vale uma programação artístico-cultural com conteúdos que mergulham na trajetória ancestral dos becos e vielas do espaço de saber chamado Favela, e também das comunidades de periferia de Belo Horizonte e vizinhanças.

Patrícia Alencar, curadora do Diversidade Periférica, é mineira nascida na Favela do Morro do Papagaio, em Belo Horizonte. É ativista social, gestora cultural, arte educadora e dançarina, engajada na luta contra o racismo e pela igualdade social, desenvolve suas atividades desde 1998.

Hoje é uma das Diretoras da CUFA (Central Única de Favelas), co-fundadora da Frente Favela Brasil e também faz parte da Associação Sócio Cultural Bataka. Produziu eventos de relevância para Belo Horizonte, como o Dia das Favelas, Taça das Favelas, Carnafavela, Hip Hop Rua, entre outros. Sua atuação tem como premissa a transformação social por meio das artes e por meio do protagonismo de moradores de favelas.

Localização
online
Data
a
Entrada
Gratuito