Eventos /  Exibição la la-ticket green  /  Religioso

Museu de Congonhas em Casa

Descrição

Nestes tempos de isolamento social, devido ao Covid-19, o Museu de Congonhas tem levado ao ar uma extensa programação virtual, com imagens, vídeos e textos que tratam de assuntos diversos, trabalhados na exposição permanente, nos eixos patrimônio, devoção e arte. 

O Museu de Congonhas estreia nesta terça-feira, 31, às 20h, no Canal Congonhas, no Youtube, uma série especial sobre uma das maiores festas religiosas do Brasil: o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas. A série reúne oito episódios, que tem duração de 5 a 12 minutos, de caráter documental, que trazem uma visão geral sobre a festa, a movimentação que muda a rotina da cidade, a diversidade cultural, a fé e a devoção. A cada semana, será disponibilizado um capítulo, sempre às terças, no mesmo horário. Entre os temas, está, por exemplo, o “Barracão da Alegria”, espaço de solidariedade que recebe centenas de romeiros todos os anos. Ou a festa profana com as tradicionais barraquinhas que trazem produtos inéditos para a cidade e faz a alegria de congonhenses e moradores da região. E, ainda, os Ofícios da Fé, com a confecção de terços, velas e uma série de objetos artesanais; a tradicional romaria de Carmópolis que, ano após ano, traz centenas de fiéis a pé para agradecer os milagres; além de histórias diversas de gratidão ao Bom Jesus de Matosinhos. 

Desde segunda-feira (4/5), está no ar a oficina “Teatro de Sombras – a minha Cidade dos Profetas”. A atividade incentiva crianças e jovens a usarem a criatividade, com materiais recicláveis, e assim, remontarem fatos marcantes de Congonhas, criando novas versões sobre os acontecimentos. 

Os internautas também poderão conferir mais um episódio da série “Promessa e Milagre”, sobre o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. O episódio, que estreia nesta terça-feira (5/5), às 20h, trata do Barracão da Alegria, lugar que abriga, há anos, os necessitados durante a festa religiosa, com alimentação e hospedagem. 

Na quarta-feira (6/5), mais um episódio da Mediação Virtual será lançado. Desta vez, o vídeo trará um paralelo entre os sacromontes de Portugal, o Santuário de Bom Jesus de Monte, na cidade de Braga, e o Santuário do Bom Jesus, em Congonhas. O assunto é tratado na exposição permanente do Museu de Congonhas e dá seguimento ao tema da Mediação Virtual.

Na quinta-feira (7/5) é dia de relembrar os grandes momentos do Museu de Congonhas com o #TBTdoMuseu e sexta (7/5) tem o #SextoudoMuseu com dicas de entretenimento ligados a arte, patrimônio e história. 

Localização
ONLINE
Video

 

Data
a
Entrada
Gratuito