Eventos /  Exposição la la-ticket green  /  Arquitetura Decoração e Designer

Exposição “Caravana Modernista”

Descrição

Em 1924, após passarem o carnaval no Rio de Janeiro, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e outros três amigos optaram por prolongar a viagem e assistir as celebrações da Semana Santa em Minas Gerais. Mas, de um simples percurso pelo interior do país, o passeio histórico ganhou tanta importância que se tornou uma verdadeira expedição pela busca de uma identidade nacional e pela valorização do Barroco e do legado de Aleijadinho.

Inspirada pelo episódio – conhecido como Viagem da Descoberta do Brasil – a equipe da CASACOR Minas empreendeu a Caravana Modernista, uma jornada que permitiu uma viagem no tempo, revisitando aspectos artístico-culturais ligados à produção do período modernista no Brasil.

De Belo Horizonte a Cataguases, na mesorregião da Zona da Mata, o roteiro de quatro dias também foi encorajado por outro motivo: Na última edição que marcou os 25 anos da CASACOR Minas, a mostra foi realizada pela primeira vez no Palácio das Mangabeiras, antiga residência oficial dos governadores do Estado de 1955.

Com projeto paisagístico de Burle Marx e sugestões arquitetônicas de Oscar Niemeyer, o edifício mantém nítida a plasticidade das formas, característica que é típica da produção modernista. “Contextualizar e entender a importância da história onde estamos é parte do processo de implementação da CASACOR Minas no Palácio das Mangabeiras. Abrir as portas pela primeira vez deste local icônico para a cidade é contribuir com o resgate da nossa própria memória” destaca os diretores da CASACOR Minas/Multicult, Eduardo Faleiro e Juliana Grillo.

Localização
Centro Cultural Banco do Brasil - Praça da Liberdade, 450 – Bairro Funcionários
Centro-Sul
Data
a
Expedição que partiu do Palácio das Mangabeiras rumo à cidade de Cataguases, revela importantes fatos históricos e um rico acervo que apresentam o pioneirismo da produção modernista brasileira.
Entrada
Gratuito